A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), deu início nesta segunda-feira (03/07) ao segundo levantamento do Índice Breteau (IB) e Índice Predial (IP) de 2023. O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, o zika vírus e a chikungunya.

Conforme a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, para efetuar o segundo levantamento do IB de 2023, a previsão é de que sejam visitados 4.200 imóveis nas sete áreas da cidade, selecionados por sorteio. Em cada residência, mais de 40 recipientes serão analisados, como

“Para a análise do IB, foram sorteados 840 quarteirões. Por área, serão vistoriados 600 imóveis, aproximadamente 120 por quadra”, explicou Bertacco.

As visitas serão feitas pelos Agendes de Endemias até meados de julho, devidamente identificados. Já o resultado deve ser divulgado até o fim do mês agosto. “Caso chova muito durante o trabalho de campo, que acontece nos primeiros 15 dias, o prazo poderá ser estendido, pois precisaremos pausar as visitas”, comentou a supervisora.

1º Índice Breteau de 2023

Realizado em janeiro, o primeiro levantamento do ano teve como resultado o IB em 9.1 e o IP em 6.1, o que classificou a cidade em risco de surto, conforme o Ministério da Saúde, que considera o risco com IP superior a 4.

No primeiro do ano, a cada 100 imóveis pesquisados em Prudente, foram encontrados 9.1 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti (IB). Já o Índice de Infestação Predial (IP), que totalizou 6.1, significa que a cada 100 imóveis pesquisados, 6,1 destes continham larvas do mosquito.

Os dados dos coletados pelos Agentes de Endemias durante as visitas mostram que 80% dos criadouros estão dentro das residências.