A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais, com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Santo Anastácio e com o 14º Grupamento de Bombeiros realizou nos dias 24 e 25 de abril, o 08º Treinamento Preparatório para Operação São Paulo Sem Fogo, abrangendo 53 municípios da região de Presidente Prudente.

A ação teve como objetivo capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas de estiagem e formar brigadas municipais para combate a incêndios em cobertura vegetal.

O treinamento contou com instruções técnicas referentes aos temas: Plano de Contingência e Previsão Meteorológica, Estratégias e Objetivos da Comunicação Social e Campanha São Paulo Sempre Alerta, Incêndios Florestais e a Fauna Silvestre, Saúde Pública no período de Estiagem e Regras de Segurança em deslocamento no terreno.

Já a parte prática, consiste em um treinamento de campo ministrado pelo Corpo de Bombeiros, organizado em Bases com técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros) e exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.

Ao término do treinamento, seguindo os critérios estabelecidos por Resolução da CEPDEC/SP, os municípios poderão solicitar um Kit estiagem para auxiliar no combate a incêndios florestais.

Vale ressaltar que esse treinamento e o trabalho das brigadas contribuíram para a redução recorde de incêndios florestais em 2023 em todo o estado de São Paulo, de acordo com dados oficiais, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, que se comparado ao mesmo período de 2022 apresentou uma redução em torno de 86%.

A Brigada da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente, também realizou o treinamento da Operação SP sem Fogo para atuar nas ocorrências de incêndio no perímetro urbano e rural.

Participaram os brigadistas, Ivo Júnior, Luiz Felipe, João Alex, Adilson Agnaldo, Reinaldo Rodrigues, Otávio Gregório, Diego Poiatti e Adriano Lemes. O COMPDEC e brigadista Renato Gouvea também esteve na organização do evento e ressaltou a importância do treinamento para os brigadistas de Presidente Prudente e região. “As brigadas precisam conhecer as técnicas e métodos de prevenção e combate a incêndios florestais, apesar da redução dos incêndios em 2023, temos que estar preparados para agir e mitigar os riscos. O maior objetivo é proteger a população e o meio ambiente”, declarou.