A cidade de Presidente Prudente está com 26,21% de cobertura vacinal contra Influenza, vírus causador da gripe. Os dados são desta relativos a esta quinta-feira (25/04), emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). O Estado de São Paulo soma 22,43% do público-alvo imunizado já o balanço do país, emitido pelo Ministério da Saúde, aponta 22% de adesão, números bem abaixo da meta dos 90%.

O público-alvo da campanha em Prudente foi estimado em 94.640 pessoas. Até o momento, foram aplicadas 20.022 doses. Os idosos concentram a maioria dos imunizantes aplicados: 12.916. Na sequência: crianças, com 2.293; trabalhadores da saúde, com 1.848; pessoas com comorbidades, 1.835.

Conforme o Ministério da Saúde (MS), o imunizante da Campanha 2024 é o trivalente, ou seja, que apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil, como a Influenza A (H1N1), Influenza A (H2N3) e Influenza B.

Nesta fase da campanha, podem ser vacinadas as pessoas que estão inclusas no Grupo Prioritário, segundo critérios do MS:

- Crianças de 6 meses a menores 6 anos;

- Pessoas de 60 anos e mais;

- Gestantes;

- Puérperas;

- Indígenas vivendo fora das terras indígenas;

- Indígenas vivendo em terra indígena;

- Quilombolas;

- Trabalhadores da saúde;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Adolescentes em medidas socioeducativas (< 18 anos);

- População privada de liberdade (< 18 anos);

- Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade;

- Comorbidades;

- Professores;

- Forças Armadas;

- Pessoas em situação de rua;

- Forças de Segurança e Salvamento;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;

- Trabalhadores portuários.

Vale ressaltar que, no novo modelo de cadastro, o registro da vacinação da Influenza será lançado no sistema nominalmente, nos mesmos moldes da vacinação contra a covid-19, portanto, o munícipe precisa comparecer na unidade de saúde munido do CPF. No caso das crianças que ainda não possuem o documento, os responsáveis devem apresentar a certidão de nascimento.

O imunizante está disponível em todas as 28 salas de vacinação de Presidente Prudente, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, há plantão na sala de vacina da ESF Vila Marcondes, das 9h às 15h.