A secretária municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini, participou nesta sexta-feira (26/04) de um encontro na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Presidente Prudente, onde estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação (SEDUC), Marta Oliveira, e demais profissionais das respectivas equipes.

O encontro teve como objetivo discutir a ação coordenada pelo MPT de Presidente Prudente, por meio da Procuradora Renata Aparecida Crema Botasso, no qual foi realizada a entrega de materiais educativos destinados a fortalecer a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foram doados 150 exemplares do livro "Pipo e Fifi – Ensinando proteção contra a violência sexual" e 210 exemplares de "Meu corpo, meu corpinho", ambos adquiridos com recursos do MPT e distribuídos para a Secretaria de Assistência Social (SAS) e Secretaria Municipal de Educação.

Na ocasião também foi entregue um exemplar da obra "A Coleção do Zeca", para análise do conteúdo pela equipe da Seduc, a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente.

A iniciativa do órgão surgiu durante os encontros da comissão do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que discute políticas públicas eficazes para a proteção deste público. A entrega dos livros faz parte das atividades previstas para a campanha do dia 18 de maio, Dia do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, enfatizando a importância da educação e da conscientização como meios de proteção.

O material educativo possibilita que as respectivas secretarias municipais de Assistência Social e Educação ampliem as iniciativas de sensibilização nas escolas e outros espaços, equipando as crianças com conhecimento e ferramentas para reconhecer e se proteger de situações de abuso.

Durante o mês de maio, diversas ações serão realizadas para reforçar a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil, em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio.