A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), prepara as ações de conscientização referentes à Campanha Maio Laranja, alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.

Durante o mês de maio, diversas ações serão realizadas para reforçar a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil. No dia 17 de maio, a SAS realizará uma panfletagem nos semáforos da Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo à Prefeitura. Na panfletagem, a SAS entregará folder da campanha e lixeiras para carro. A Campanha será divulgada nas redes sociais e nas rádios de Prudente.

Conhecido como ‘Maio Laranja’, a flor remete aos primeiros desenhos da infância, fazendo assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança, além de reforçar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável.

Neste ano, também está prevista outra ação, que é a utilização dos símbolos alusivos à flor da campanha. A intervenção artística segue como em anos anteriores semelhante ao que foi colocado Praça do Centenário (próximo ao letreiro do ‘Eu amo Prudente’).

- Outras Ações

No dia 26 de abril a secretária municipal de Assistência Social (SAS), Clélia Tomazini recebeu do Ministério Público do Trabalho materiais educativos destinados a fortalecer a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foram doados 150 exemplares do livro "Pipo e Fifi – Ensinando proteção contra a violência sexual" e 210 exemplares de "Meu corpo, meu corpinho", ambos adquiridos com recursos do MPT e distribuídos para a Secretaria de Assistência Social (SAS) e Secretaria Municipal de Educação.

O material educativo possibilita que as respectivas secretarias municipais de Assistência Social e Educação ampliem as iniciativas de sensibilização nas escolas e outros espaços, equipando as crianças com conhecimento e ferramentas para reconhecer e se proteger de situações de abuso.

Sobre a data

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos, chamada Araceli, sofreu abuso e exploração sexual, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi o dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

O objetivo da mobilização é convocar toda sociedade brasileira para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.