Estão abertas as inscrições para a seleção pública de projetos culturais e artísticos em Presidente Prudente ‘Programa Cultura e Arte Por Toda Parte’, categoria Emendas Impositivas, edição 2024. O projeto é de iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Conforme descrito no Edital 03/2024, a edição tem por objetivo selecionar até oito projetos de ações culturais e artísticas de diferentes segmentos, não inéditos (ações culturais e artísticas já estreadas até a data de inscrição neste concurso), com a finalidade de promover a formação, o fomento e a difusão da produção cultural de Presidente Prudente; incentivar a formação artística, de público; compartilhar conhecimentos, estimular os diversos elos da cadeia produtiva do setor, modos de produção e os processos criativos dos artistas independentes, coletivos, grupos, companhias, entre outros.

Para apoiar os projetos, o investimento será de R$ 89.000,00, valor máximo previsto em edital, recurso proveniente de emendas impositivas. Estão previstas ações que contemplem bairros da zona norte, como João Domingos Netto, Brasil Novo e Humberto Salvador, por exemplo.

Entre as oficinas pré-definidas, estão: capoeira, pintura em tela, show musical e cultura nipônica. Também há ações que podem ser determinadas pelo proponente. O valor a ser pago por cada projeto varia conforme a natureza de cada um.

Podem participar da seleção proponentes pessoas físicas e/ou jurídicas, maiores de 18 anos, sediados em Presidente Prudente e que tenham como objeto predominante atividades culturais e artísticas. É permitida a inscrição de até dois projetos por proponente, porém, cada proponente poderá ser contemplado com apenas um projeto.

Os interessados devem preencher o formulário online disponível no site fentepp.com.br e anexar os documentos solicitados no item 11, se Pessoa Física ou item 12, se Pessoa Jurídica e o Projeto Artístico descrito no item 13, no período de 26 de abril a 26 de maio de 2024.

Antes de efetuar a inscrição, todas as regras devem ser consultadas no edital, que traz a lista completa dos requisitos, impedimentos, documentação necessária e o processo de julgamento dos projetos inscritos.