Foi mais do que uma parada festiva. O evento da manhã desta quinta-feira (14/09), que levou cerca de 20 mil pessoas à Avenida Washington Luiz, foi a celebração popular de uma data histórica: Presidente Prudente completa, neste dia 14 de Setembro, 100 anos de fundação.

E nada mais justo do que comemorar o centenário aplaudindo as empresas, entidades, clubes de serviço, órgãos públicos, instituições de ensino, forças militares, grupos organizados, entre outros segmentos que formam a vasta composição social de Prudente. Ao todo, mais de 5 mil pessoas desfilaram na avenida, representando 82 instituições, sob os olhares atentos dos prudentinos que acordaram cedo para prestigiar a parada.

O palanque, montado em frente ao Colégio Cristo Rei, marcava o ponto final do trajeto de aproximadamente 1 km. Ali, todas as entidades participantes promoviam uma solene saudação às autoridades presentes no setor. O prefeito Nelson Bugalho e o vice, Douglas Kato, permaneceram no local durante as mais de 3 horas de cerimônia, e se disseram impressionados com o nível da parada e a visível disposição dos participantes.

“Este é o principal evento comemorativo do centenário da cidade, uma festa especialmente planejada por todas as secretarias, e que a comunidade sempre prestigia. Mas não tenho dúvida de que neste ano a parada está diferente, está muito maior, mais bonita, mais imponente. É prova de que os prudentinos abraçaram essa data tão especial”, declarou Bugalho.

Também compuseram o palanque o deputado federal Izaque Silva (PSDB) e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, além de vereadores da 17ª Legislatura, secretários municipais, assessores do Executivo e representantes dos fundadores de Prudente – Coronel Francisco de Paula Goulart e Coronel José Soares Marcondes.

Prudentina de nascença, a sobrinha de Coronel Marcondes, Maria Marcondes Manganaro, relata que “não há como descrever o orgulho pela cidade que seus descendentes ajudaram a desbravar”. Na mesma linha, Vera Goulart diz que, em todas as vezes que visita a cidade, se surpreende com o grau de desenvolvimento da capital da alta sorocabana.

“Quando ajudou a fundar Prudente, meu avô sonhava em uma cidade para o povo, que acolhesse de forma harmônica pessoas de todos os cantos do país. E Prudente hoje é isso, uma cidade linda, organizada e em pleno desenvolvimento”, declara Vera, neta do Coronel Goulart.

Conforme a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada durante a festa e, mesmo com o calor na casa dos 35ºC, também não houve registro de emergências médicas.

Entre as instituições participantes da parada, estiveram o Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Andorinha, Bebidas Funada, grupos de Moto Clube, grupos de Escoteiros, colégios particulares, escolas públicas, entidades assistenciais, Hospital Regional, Fundação Mirim, Casa do Aprendiz Cidadão, entre outras.