Foi realizada nesta quinta-feira (10/12) no auditório da Fundação Inova Prudente, uma capacitação aos servidores da Prefeitura sobre a organização e padronização no atendimento à população no Atende Prudente. O preparo foi realizado por Hélio de Matos Corrêa e Leonardo Correia, da Modernizando Cidades, cuja empresa atua desde 2017 com foco em organizações públicas, em especial prefeituras.

O Atende Prudente é implantado pelo Governo de Prudente, por meio de parceria entre as secretarias de Planejamento (Seplan) e Tecnologia (Setec), para que haja um local para atendimento rápido e padronizado à população prudentina, realizando a emissão de certidões, alvarás, licenças, entre outros processos. Com isso, a estimativa é de que haja uma redução de 40% dos protocolos, que normalmente são refeitos de maneira prescindível.

O secretário de Planejamento, Luiz Abel Gomes Brondi, explica que o objetivo desse novo sistema é conseguir melhorar e avançar na estrutura de atendimento ao munícipe, onde os funcionários possam ter um regramento mais simplificado e objetivo, reduzindo o número de protocolos. “Teremos uma melhoria muito grande no ambiente de trabalho do servidor e na agilidade, fazendo com que vários erros sejam evitados e trazendo uma grande satisfação de trabalho, favorecendo também ao munícipe”.

A servidora da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), Selma Maria Netto da Silva, acredita que a capacitação para implantação do novo modelo é de extrema importância. “É o momento em que podemos tirar as dúvidas decorrentes ao processo do Atende Prudente, onde os funcionários de cada secretaria colaboraram e continuam colaborando”.

A servidora da Sefin (Secretaria de Finanças), Maria Aparecida de Lima, expõe que para ela a capacitação é necessária, pois 70% dos serviços da Prefeitura estão centralizados na coordenadoria fiscal tributária. Com isso, ela destaca que “será muito relevante aos contribuintes”.

O secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, pontua que com o Atende Prudente gerará mais agilidade nos atendimentos públicos, principalmente na estrutura interna administrativa, “agregando em simplificação do procedimento habitual dos servidores, bem como facilidade que será obtida para os cidadãos prudentinos”.