A Prefeitura avança na implantação de novos modelos de gestão e execução das atividades de fiscalização de imóveis e obras por meio do programa ‘Geofiscaliza Prudente’. Trata-se de uma iniciativa da Seplan (Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) interligada ao Aprova Prudente Digital, lançado recentemente, com atuação integrada entre ambos os sistemas.

O Geofiscaliza Prudente já está na rotina de quase 100% das equipes de fiscalização de obras da Seplan. O principal agente desta modernização é o tablet que é utilizado diariamente nas ações externa.

Com a integração de sistema, cada fiscal da Seplan passou a ir a campo com um tablet 10 polegadas. Com o sistema em mãos é possível garantir maior agilidade, com consulta in loco a respeito das informações do imóvel, acompanhar as notificações e atualizações ocorridas naquele endereço e transferir para o mundo virtual os registros fotográficos atualizados no momento da fiscalização. A plataforma online também permite ter acesso rápido às informações sobre terrenos abandonados, verificar irregularidades como mato alto, ausência de calçada, muro irregular, rebaixamento de guia, remoção de entulho, entre outros, visando solucionar de forma mais rápida as questões.

Antes da modernização e implantação do Geofiscaliza Prudente, era necessário preencher as informações de forma manual e, ao retornar à Prefeitura, lançar os dados nos computadores e atualizar a situação do cadastro do imóvel. Com isso, o aplicativo traz maior agilidade ao trabalho do servidor público.

Conforme o titular da Seplan, Luiz Abel Brondi, “o objetivo é que todo o processo de registro de notificações e multas sejam realizadas online e no local, com possibilidade de, no futuro, haver a emissão instantânea da notificação tornando o processo muito mais rápido e eficiente para os servidores e cidadãos, além da otimização no uso de recursos com o serviço”.

A adequação ao novo sistema vem sendo aperfeiçoada no decorrer do ano, com capacitações e treinamentos. Toda a gestão é integrada aos sistemas do município, que também dispõe de uma ‘Dashboard’, com diversos gráficos, relatórios, mapas georreferenciados online e acessível para o gestor do setor.

O aplicativo foi elaborado neste ano pela empresa de consultoria com envolvimento das equipes da Setec ( Secretaria de Tecnologia da Informação) e da Seplan.