O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pelo 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (14/12) a formatura de 70 alunos das turmas de 5º ano do ensino fundamental da EM professora Odette Duarte da Costa, localizada no bairro Morada do Sol.

A execução do programa teve a duração de três meses, totalizando dez aulas, sendo uma por semana, ministradas pelo instrutor do Proerd, o cabo da Polícia Militar Adriano Chaves, com os alunos das professoras Lilian Moreira Gualda, Janaina Comitre Cantero e Fernanda Barcaro Silva Batalhoti.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos certificados a secretária municipal de educação, Sirlei Oliveira, e a supervisora de ensino, Mara Suzete Pereira Cabral do Amaral, que, juntamente com a equipe gestora da unidade escolar, receberam o representante do comandante da 1º Companhia de Polícia Capitão Poletto, o Sargento da Polícia Militar Emerson Marques.

"O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar, devidamente capacitado, professores, pais, alunos e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência", explicou o instrutor Cabo PM Chaves.

Sirlei Oliveira complementou quão importante é o compromisso das famílias no pleno desenvolvimento do aluno, dentro e fora da escola e que todas as crianças aprendam e sigam com suas vidas tendo resultados positivos desta aprendizagem.

O Proerd atendeu no ano de 2022, cerca de 2050 alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, totalizando 32 unidades alcançadas com as ações.

O evento

O evento contou com a presença do mascote Dare, o Leão do Proerd, que animou os presentes enquanto entoaram a canção do programa. Além disso, os alunos também realizaram a leitura das redações produzidas com base de suas participações nas aulas para mostrarem os ensinamentos que aprenderam durante o programa. Conforme a diretora da unidade escolar, Raquel Depólito, "o programa ensina técnicas de resistência às pressões dos amigos, ajudando as crianças a encontrarem soluções, tanto para os problemas sociais quanto pessoais. O programa visa à valorização da vida, a dizer não às drogas e a conscientização dos efeitos nocivos”, declarou.