A partir desta quarta (11/06) os resíduos sólidos urbanos coletados em Prudente tem um novo destino. A empresa Monte Azul assumiu o serviço de transbordo e destinação final de forma emergencial, depois do Pregão Presencial que aconteceria no dia 16 de dezembro ser paralisado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Desde as 7h30 da manhã, os caminhões da Prudenco, responsáveis pela coleta chegam a todo momento na área de transbordo, que fica na avenida José Moisés Ferreira, 900, no Distrito Industrial. O local, alugado pela empresa Monte Azul, é coberto e possuí todas as licenças necessárias para o funcionamento, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Dessa forma, os resíduos coletados não são mais transbordados na área do aterro municipal, que está encerrado desde setembro de 2021.

Segundo o secretário do meio Ambiente Fernando Luizari Gomes, neste primeiro dia de operação, o serviço transcorreu de forma tranquila.

“A empresa Monte Azul cumpriu com todos os requisitos previstos no edital de contratação emergencial. Todo o resíduo coletado foi transbordado de forma correta para os aterros indicados pela empresa na apresentação da documentação” – enfatiza Luizari.

Diariamente a empresa deverá transbordar e dar a destinação final correta para 170 toneladas, resíduos produzidos no município e coletados pela Prudenco. O contrato emergencial será de até seis meses, no valor de R$7.650.000,00. Os resíduos coletados serão enviados para dois aterros: um em Regente Feijó e outro em Quatá.

Pregão presencial

Com o retorno dos trabalhos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) a partir da última segunda (09), a prefeitura apresentou as respostas exigidas pelo Tribunal para que o Pregão Presencial possa seguir. Agora o município aguarda o julgamento e parecer do Tribunal, que deve acontecer a partir do dia 01 de fevereiro, para retomar o Pregão Presencial que apontará a empresa que deverá ser responsável pelo transbordo, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos pelos próximos 2 anos. Assim que a licitação definitiva ocorrer, o contrato emergencial se encerra sem custos para a prefeitura.