Na manhã desta quinta-feira (16/02), o assessor da secretaria do Meio Ambiente (Semea), Bill Paschoalotto, participou de uma reunião na sede do Sanac para tratar sobre as obras da ampliação do espaço. Estavam presentes a gerente da unidade de Presidente Prudente, Rita de Cássia Holanda, e o engenheiro responsável pelo projeto, Marcelo Gonzales.

Durante o encontro, o engenheiro apresentou como ficará o novo prédio da instituição, que será construído na atual área de estacionamento. Além disso, o prédio atual ganhará uma reforma. Segundo a gerente do Senac, as novas instalações possibilitarão o aumento no número de alunos que deverá dobrar, já que atualmente o espaço tem capacidade para 800 estudantes. Com a construção do novo complexo a capacidade será de 1600. O número de colaboradores também deverá aumentar na mesma proporção. Atualmente cerca de 50 pessoas trabalham na unidade em diversas áreas.

Para preparar a comunidade quanto a obra, o Senac entregou na vizinhança do prédio o seguinte comunicado:

“O Senac Presidente Prudente informa que a autorização municipal para a remoção e poda de 33 árvores na área interna da unidade se deu afim de prevenir possíveis quedas e acidentes. Com essa ação, também haverá adaptações físicas no local para facilitar o tráfego de veículos e de pedestres no entorno, incluindo mudanças na parada de ônibus em frente à instituição. Lamentamos quaisquer incômodos com as obras, que resultarão em benefícios à vizinhança.

Reforçamos ainda que, como compensação ambiental, foram doadas 500 mudas de espécies nativas e estruturas para preservação de duas árvores tombadas pelo Patrimônio Histórico Municipal. As novas plantas foram destinadas ao Horto Florestal e serão cultivadas em áreas públicas da cidade.

Todos os trâmites estão oficializados em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), datado de 2/10/2019, emitido pela Secretaria do Meio Ambiente.

Contamos com a compreensão de todas e todos. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (18) 3344-4410.”

Para a realização da obra, que deverá ter início no dia 27 de fevereiro, além do TAC, firmado com a SEMEA em outubro de 2019, referente a retirada de 33 árvores, cuja a compensação ambiental já foi realizada, outras 24 árvores nativas serão retiradas do local, além de mais 18 exóticas. Por conta disso a instituição fará a compensação com a doação de 15 mudas para cada árvore nativa retirada, totalizando assim 360 mudas que o Horto Florestal receberá nos próximos dias.