Na tarde desta quinta-feira (23/02), os professores articuladores da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de participar de um encontro com o pediatra Dr. Murilo Sabbag Moretti, com o objetivo de debater o tema: “Violência contra crianças e a formação de gestores escolares: uma proposta de intervenção em escolas municipais”, que ocorreu no ano de 2022, com o total de dez encontros.

Nas atividades, foram trabalhados modelos de intervenções voltados aos gestores escolares para auxiliar na prevenção, identificação e encaminhamentos de casos de violência contra crianças, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é que cada escola tenha um profissional na equipe para auxiliar nestas ações.

Os encontros contaram com a contribuição da educadora de saúde, Selma de Freitas Martin, que se aposentou recentemente, da coordenadora pedagógica, Aline Feba, e das coordenadoras do Programa de Educação Integral Cidadescola, Valdirene de Oliveira Rosa e Tatiane Tavares.

Os assuntos debatidos em cada encontro foram: A construção história e social da infância; A violência contra crianças; Violência física; Violência psicológica; Negligência e abandono; Violência sexual, abuso e exploração; O desenvolvimento da autonomia moral; Violência escolar e as competências socioemocionais; O papel da escola e do professor frente aos casos de violência; Condutas autoprotetivas.