Nesta semana, unidades que integram a rede municipal de ensino de Presidente Prudente deram início ao Programa Bombeiro na Escola, que é destinado a alunos do 4º ano do ensino fundamental. Em parceria com o 14º Corpo de Bombeiros, as atividades são ministradas pelo Sargento PM Fábio Luiz, que escolheu os distritos para começar o projeto em 2023: E.M. Alberto Bernardes Sotelo, em Floresta do Sul, e E.M. Carlos Alberto de Arruda Campos, em Eneida, além da E.M Ivo Garrido, no Jardim Mediterrâneo.

De acordo com o sargento, em 2023, o programa Bombeiro na Escola deve atender em Prudente cerca de 1.900 alunos, que seguirá um cronograma pré-estabelecido para atender todas as escolas de ensino fundamental.

Ainda segundo o PM, por meio do programa, os alunos têm dois meses de aulas, período em que são trabalhados os seguintes temas: funcionamento e acionamento dos serviços de emergência do Corpo de Bombeiros, propagação do fogo, formas de combater acidentes domésticos, primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e cidadania.

Também são ensinadas aos alunos todas as informações necessárias para que a criança saiba como agir em situação de perigo. O programa é concluído com redações e desenhos sobre o conteúdo aprendido, além da visita ao Grupamento de Bombeiros para conhecerem de perto os trabalhos realizados pela corporação.

O Programa acontece por meio da parceria entre o 14º Grupamento de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com apoio das escolas, dos alunos, das famílias e da comunidade.