Neste mês de março as escolas municipais realizam a eleição dos Conselhos Municipais de Educação, cujos membros exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora.

As datas das eleições dos conselhos escolares são definidas por cada unidade de ensino. Sendo que a previsão é que até o final deste mês a maioria das escolas esteja com conselhos escolares estejam constituídos.

As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola estabelece regras transparentes e democráticas para a eleição dos membros do conselho.

Os conselhos aprovam ou não as sugestões da equipe escolar de acordo com as prioridades para a destinação das verbas. Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas do nosso município.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola (por exemplo, recursos do PDDE-Programa Dinheiro Direto na Escola) e discutir o projeto político pedagógico com a direção e os professores.

Os conselhos possibilitam a participação efetiva da comunidade na gestão escolar nas imagens, alguns registros do cumprimento dos protocolos para a composição dos Conselhos de Escola da EM Ivo Garrido e EM Rotariano Antônio Zacharias.

Para ilustrar segue a composição do Conselho de Escola – E.M. Prof. Ivo Garrido

Biênio 2022/2023

I – Representantes da equipe docente

Lúcia Helena da Silva Santos (Titular)