Na manhã desta terça (21/03), o prefeito Ed Thomas esteve presente na Assembleia do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Cirsop), que aconteceu na cidade de Regente Feijó. Além do chefe do executivo de Prudente, que também é presidente da Unipontal e vice-presidente do Cirsop, estiverem presentes o secretário Municipal de Meio Ambiente (Semea), Fernando Luizari Gomes, e o assessor de secretaria, Bill Paschoalotto.

Durante a assembleia, foi apresentado o balanço financeiro referente ao exercício do ano de 2022. Outro ponto abordado durante o encontro e apresentado pelos representantes foi o projeto Fep/Caixa, que explanaram sobre os produtos referentes ao estudo elaborado para solucionar o problema dos resíduos dos municípios consorciados.

Além dos representantes dos municípios, estiveram presentes os membros da empresa Green Elétron e da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Eles assinaram um convênio de parcerias futuras com o consórcio.

Para o prefeito Ed Thomas, as ações do consórcio vêm para tentar ajudar solucionar um problema antigo, que atinge não só Prudente, mas a grande maioria das cidades do Oeste Paulista.

“Prudente vive uma situação complicada, herança de vários anos, carregando o problema dos resíduos que não foi solucionado. Estamos com a licitação em curso, ela deverá ser relançada nos próximos dias. No entanto, os municípios buscam soluções paliativas até que o consórcio ofereça uma resolução definitiva para o problema’ – ressalta Ed.

Atualmente, 13 cidades fazem parte do Cirsop. Além de Presidente Prudente, Álvares Machado, Caiabu, Martinópolis, Rancharia, Regente Feijó, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes, Santo Anastácio, Santo Expedito, Paraguaçú Paulista, Iepê e Alfredo Marcondes integram o consórcio.