A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e de Tecnologia da Informação (Setec), informa que estão abertas as inscrições do ‘treinamento para fornecedor: descomplicando a venda para o setor público na era digital’, que será realizado gratuitamente no dia 31 de maio, às 18h, no Centro Cultural Matarazzo, em conjunto com a Plataforma Licitar Digital.

O treinamento será ministrado pelos secretários Municipais de Finanças, Célia Molinari, profissional com ampla experiência em gestão empresarial estatal, e de Tecnologia, Helton Sapia, que é especialista em segurança computacional, mestre em ciência da computação e professor universitário.

Também participarão o co-fundador da Licitar Digital, Thigo Leal Pedra, advogado administrativista há mais de 12 anos e especialista em licitações e contratos pela CERS, além de Juliano Calazans, que é advogado especialista em direito público, em licitações públicas e professor de direito.

Conforme Molinari, o treinamento visa capacitar os fornecedores que desejam participar dos processos licitatórios da prefeitura, considerando também a proximidade da Nova Lei de Licitações e Contratos (14.133/21), que deve estrar em vigor nos próximos meses.

“O treinamento tem como objetivo esclarecer os principais pontos da Nova Lei de Licitações, demonstrar o funcionamento da plataforma e tirar as dúvidas dos fornecedores. Além disso, teremos a cerimônia de assinatura do decreto para aplicação do benefício ao fornecedor local e regional pelo prefeito Ed Thomas”, comentou a secretária.

Os interessados em participar do treinamento devem efetuar a inscrição pelo site www.sympla.com.br.

Cadastro de fornecedores

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio das Secretarias Municipais de Finanças (Sefin) e de Tecnologia da Informação (Setec), implantou recentemente um painel para cadastrar os fornecedores que têm interesse em contratar com o município, já disponível no site oficial, no ícone Empresas.

De acordo com Helton Sapia, secretário da Setec, a partir de agora os fornecedores podem criar uma conta na plataforma licitar digital, sem custo, o que permitirá a participação nos processos licitatórios, com menos burocracia, atendendo à determinação do prefeito Ed Thomas para desenvolver ferramentas que desburocratizem os serviços públicos.

 

De acordo com a secretária Municipal de Finanças (Sefin), Celia Molinari, a plataforma faz parte de um processo de modernização e da transição para a nova Lei, que acontecerá de forma gradativa. “A dispensa de licitação eletrônica, por exemplo, trará um ganho enorme para o município, principalmente nos quesitos de agilidade e transparência”.

Ainda segundo Sapia, o painel tem por objetivo elucidar e mostrar aos fornecedores como funciona o cadastro em nossa plataforma. O cadastro no painel é para os fornecedores que ainda não se cadastraram na plataforma. Ao fazer o cadastro, o fornecedor irá selecionar quais segmentos ele possui. Quando tiverem licitações do segmento dele, irá receber um e-mail com o aviso da licitação.

“Para a administração municipal, a plataforma traz diversos benefícios, como modelos de editais e contratos, banco de preços para realizar as cotações, integração com o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e Mais Brasil, preenchimento automático dos contratos, chat da sala de disputa em tempo real, mensagem automática de avanço das fases nos lotes do processo, controle de fornecedores on-line ou off-line e índice de processos desertos de apenas 2%”, comentou.

“Já para os fornecedores, os benefícios serão com atendimento e suporte de ágil e de qualidade, manual de ajuda com imagens, vídeos e gifs e aprovação de cadastro em até três horas. Convêm ressaltar que a plataforma permite integração com os sistemas da Prefeitura e com sistemas de terceiros”, concluiu Sapia.

O cadastro no painel é para os fornecedores que ainda não se cadastraram na plataforma. Ao fazer o cadastro, o fornecedor irá selecionar quais segmentos ele possui. Quando tiverem licitações do seguimento dele, irá receber um e-mail com o aviso da licitação.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação