A secretária Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), Sirlei Oliveira, participou da cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizada na noite desta quarta-feira (21/06) pela E.M. Padre Emílio Becker, na Vila Luso, zona leste da cidade, onde 52 alunos dos quintos anos receberam o diploma.

O mascote do Proerd, o leão Dare, esteve presente para alegrar a cerimônia, que contou ainda com apresentações culturais e leituras de redações com as temáticas do programa pelos alunos participantes.

O evento também contou com a presença do coordenador de transportes da Seduc, Vanderlei Zanetti, do assessor do vereador Mauro Neves, Jorge de Deus, do Cabo PM Chaves, do 1° sargento PM Osmar Costa, representando o comandante da 1° Companhia, e da equipe gestora da escola, que receberam os alunos e à comunidade.

Sequência ao cronograma

Na sexta-feira, dia 23, às 8h, será a vez da E. M. Professora Alayde Tortorella de Faria Motta, localizada no Jardim Planalto.

28 de junho, às 10h, a formatura do Proerd será realizada na E.M. Carmen Pereira Delfim, situada na Vila Líder.

O distrito de Floresta do Sul, no dia 29, às 14h, promove a entrega dos diplomas na Escola Municipal Alberto Bernardes Sotelo.

Ainda nos distritos, a Escola Municipal Ettore Marangoni, em Eneida, realiza a formatura do Proerd no dia 30, às 15h.

Formatura já realizada

Na quarta-feira (14/06), a formatura aconteceu na Escola Municipal Carlos Castilho Cabral, localizada no Jardim Regina, onde aproximadamente 60 alunos receberam os certificados.

Dia 19, segunda-feira, 51 alunos dos quintos anos da Escola Municipal Professora Catarina Martins Artero, localizada na Avenida Ademar de Barros, Jardim Aviação, também receberam o diploma.

Sobre o Proerd

O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Escola e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência em todos os aspectos, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem com o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para a resistência.

O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.