Nesta terça-feira (18), a Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, realizou o terceiro Mutirão de Laudos de Trabalho para Pessoa com Deficiência. O mutirão ocorreu das 8h às 13h, no Centro Cultural Matarazzo e emitiu 28 novos laudos, no PEI (Polo de Empregabilidade Inclusivo), que funciona nas dependências da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).

Atualmente, o polo já conta com quase 90 pessoas empregadas. Os atendidos puderam atualizar os laudos médicos para ingressar no mercado de trabalho. Cabe ressaltar que o documento tem validade de um ano.

A ação ocorreu através das parcerias do Programa do Governo Estado São Paulo, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal e Estadual, Secretaria Municipal Assistência Social e a Coordenadoria, que teve por objetivo promover a atualização da documentação necessária para ingresso no mercado de trabalho, tendo em vista que as pessoas com deficiência precisam apresentar um laudo médico para comprovar sua condição.

O laudo caracterizador é realizado pelo IMESC, parceiro do programa Meu Emprego Inclusivo junto com o ITS Brasil, e comprova formalmente a deficiência de uma pessoa para facilitar a contratação em vagas que sejam adequadas a ela.