Iniciando a Campanha Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrada no Agosto Laranja, nesta quinta-feira (8) a equipe da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a SAS (Secretaria Municipal de Saúde), deu início a série de rodas de conversas e bate-papos alusivas ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, que ocorre no dia 30 de agosto.

Nesta quinta-feira, a primeira roda de conversa ocorreu na UBS Santana, em conjunto com o CRF (Centro Reabilitação Fisioterapia), e traz para a unidade orientações específicas sobre a esclerose múltipla como sintomas, prevenção e direcionamento. Uma vez que, quanto mais cedo tratamento se inicia, maiores são as chances de modificar o curso natural da doença em longo prazo, podendo reduzir o número de lesões e sequelas neurológicas. Não há tratamentos que curem a doença, entretanto, existem recursos, como medicamentos, fisioterapia, entre outros fatores que ajudam as pessoas e seus familiares a conviver com a doença.

As ações do Agosto Laranja ocorrem no âmbito da Lei nº 11.164/2023, de autoria da vereadora Nathália Gonzaga e sancionada pelo prefeito Ed Thomas, que institui a ‘Campanha Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM)’.

 

Veja o restante da programação:

- 11/08, às 07h30: Roda de conversa na UBS Cohab;

 

- 15/08, às 8h: Roda de conversa na UBS Guanabara;

 

- 17/08, às 8h: Roda de conversa na UBS Ana Jacinta;

 

- 29/08, às 19h: 1º Encontro referente à Campanha Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) – Agosto Laranja, na Sala de Cinema do Matarazzo, com o Professor Doutor Augusto Cesinando de Carvalho, a advogada Martiniglei da Silva Aguiar Santos e o assessor da coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Salvador Neto.

Fonte: Secretaria de Comunicação