A 26ª Semana Municipal da Pessoa Idosa foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (29/09), na Torre de Cristal, no campus II da Unoeste. O evento, que reuniu mais de 450 pessoas, é uma realização do Conselho Municipal do Idoso com a Secretaria de Assistência Social, em alusão ao Dia Internacional do Idoso.

Estiveram presentes o prefeito Ed Thomas e o vice Izaque Silva, a secretária municipal de assistência social e primeira-dama Clélia Tomazini, a presidente do Fundo Social de Solidariedade Lucimara Rodrigues Silva, e o presidente do Conselho do Idoso e coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso, Danilo Bairradas.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do evento. “Respeitar o idoso é respeitar a si mesmo, é valorizar aqueles que tanto fizeram e que agora merecem atenção, lazer, saúde, acessibilidade”, completou.

Logo após, foram iniciadas as atividades recreativas do grupo Athia, um dos parceiros da Semana. Além de apresentação musical com a banda Mistura do Samba e café da manhã.

São parceiros da Semana Municipal do Idoso, Unoeste, o hospital Regional de Presidente Prudente, a OAB, a Delegacia de Proteção ao Idoso e Ministério Público de Presidente Prudente, grupo Amibram e o grupo da Melhor Idade do Brasil Novo, que pensaram na importância do idoso para a sociedade.

Para isso, a Semana terá como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa, principalmente daquela invisível aos olhos da sociedade e que não disponha do apoio familiar. O movimento visa chamar a atenção para a existência de fatores de desigualdade e da importância de políticas públicas.

A programação se estende até o dia 6 de outubro, com a realização do VIII Simpósio Internacional do Envelhecimento, no Hospital Regional. O evento, promovido pelo HRPP, será realizado das 7h30 às 17h. Ao decorrer dos dias, ocorrerá atividades dentro dos CRAS do município com palestras ou atividades recreativas. As organizações da Sociedade Civil também realizarão suas atividades.