Ocorreu nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, a segunda Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência no auditório da Fundação Inova Prudente.

O evento contou com a participação do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef), Salvador Neto; o coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho; o representante estadual da Pessoa com Deficiência, Robert Lucas Galvão da Fonseca, e o vereador Douglas Kato, além da presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues da Silva.

A palestra foi ministrada pela professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen sobre o ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’, a fim discutir e propor ações sobre políticas públicas voltadas à inclusão.

Também teve como debate temas como: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência, a garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas publicas e avaliação biopsicossocial unificada, financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade e os desafios para comunicação universal.

O auditório contou com a participação de representantes de diversas entidades que acolhem pessoas com deficiência. Dentre elas a APAE, Lúmem et Fides, Associação Prudentina de Incentivo à Vida (Apiv), União das Pessoas com Deficiência (Unipode), Associação dos Cegos, Associação dos Surdos e Surdas, Associação do Rosário, Núcleo Tere, entre outros.