Mais de 2 mil pessoas participaram das inúmeras atividades proporcionadas pela 2ª Feira de Ciências e Tecnologia do Oeste Paulista, que terminou nessa última sexta-feira (20), em cerimônia realizada no Centro Cultural Matarazzo.

Segundo a comissão científica, liderada pela FCT/Unesp, cerca de 320 alunos e 60 professores apresentaram os 91 projetos que foram inscritos nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Desafios Matemáticos.

Foram premiados os projetos classificados nas categorias Mirim (estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental), Junior (estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental) e Master (alunos do 9º ano do ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio e EJA).

Devido ao sucesso da 2º edição, os organizadores já estão discutindo as novidades para o próximo ano. Uma delas é sobre a inclusão de escolas particulares na submissão dos projetos científicos.

“Tivemos provas da consolidação da cultura científica entre os estudantes e o aumento da relação das instituições participantes da feira com a comunidade. A feira criou essa ponte entre escolas, professores, alunos, pesquisadores, pais e comunidade em geral. Queremos cada vez mais aumentar a visibilidade da feira, que é o maior evento científico da região”, comenta Valdemiro Junior, professor da Unesp e organizador do evento.

Confira a lista abaixo, que contempla as primeiras colocações de cada categoria:.

- Escolas Estaduais:

CIÊNCIAS DA NATUREZA - Vencedor Categoria Mirim

Trabalho: “Xô bactérias!”

Estudante: Maria Alice Zampieri Giacomini

Professora: Rejani Rocha Tonicante

CIÊNCIAS DA NATUREZA - Vencedor Categoria Júnior

Trabalho:  Tijolo ecológico com areia da estação de tratamento de esgoto

Estudante: Thayla Cely Gonçalves

Professora: Louise Lagisck

Escola: Professor Oracy Matricardi

CIÊNCIAS DA NATUREZA - Vencedor  Categoria Master

Trabalho: Reaproveitamento de areia descartada de fundição (adf) para a produção de um material vítreo e cristalização da fase wollastolita

Estudantes: Bruno Potensa, Bruno Silva Anastacio, Karoline Silva Anastacio e Sofia Barra Rosa Citrangulo

Professor: Luís Fernando dos Santos

Escola: Professora Fátima Aparecida Costa Falcon

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - Vencedor  Categoria Júnior

Trabalho: Patrimônio edificado e políticas de desenvolvimento territorial no Pontal do Paranapanema em questão

Estudantes: Ana Clara Moreira da Costa e Richard Gomes Venceslau de Souza Júnior Professores: Thiago de Moraes dos Passos, Diana Mirela da Silva Toso e Luís Eduardo Barone

Escolas: Lucia Silva de Assumpção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS - Vencedor Categoria Master

Trabalho: Redes sociais, fake news e discursos de ódio: as violências no ambiente escolar sob a ótica dos conceitos de ‘banalidade do mal’ e ‘sociedade do espetáculo’

Estudantes: Amanda Rangel Borges Gonzaga e Richard Antonio Nunes Faria

Professor: João Marcelo de Oliveira Cezar

Escola: Lúcia Silva de Assumpção

DESAFIOS MATEMÁTICOS - Vencedor Categoria Mirim

Trabalho: Matemática em Ação: Explorando, jogando e aprendendo

Estudante: Jonas José Vinhaski Alonso

Professora: Adriana Fontolan Mirandola

DESAFIOS MATEMÁTICOS - Vencedor Categoria Júnior

Trabalho: Memórias em libras

Estudantes: Júlio Neves da Silva, Luan Gabriel Santiago Pereira e Matheus Antônio Pereira dos Santos

Professora: Luciana Moreira Machado Pereira

Escola: Joel Antônio de Lima Genésio

DESAFIOS MATEMÁTICOS - Vencedor Categoria Master

Trabalho: Reciclagem. Você conhece. Você pratica?

Estudantes: Maria Isadora Oliveira de Almeida, Matheus Henrique Belo Bomfim e Roberta Sobrinho Santos

Professora: Susana Ferreira Leite Bastazini

Escola: Comendador Tannel Abbud

LINGUAGENS - Vencedor Categoria Mirim

Trabalho: Arte, sim! preconceito, nunca!

Estudantes: Gabriel de Miranda Silva Carlos e Ana Eloize da Silva Mariano

Professora: Rosimeire Montovani Rodrigues

LINGUAGENS - Vencedor Categoria Júnior

Trabalho: Colocando a criatividade pra jogo: aprendizagem através de jogos digitais e físicos

Estudantes: Maria Eduarda Ribeiro, Rachel Tavares e Júlia Aguiar

Professora: Stephanie Souza

Escola: Comendador Tannel Abbud

LINGUAGENS - Vencedor Categoria Master

Trabalho:  #Se liga nessa: uma análise sobre o bullying e o discurso de ódio na E.E.

Estudantes: Heitor Oliveira Deolindo, Kaique Alessandro Costa Gomes e William Franco de Oliveira

Professora: Simone Scatolon Menotti Viana

Escola: Professor Placidio Braga Nogueira

Já as escolas técnicas contempladas foram:

Etec Prof. Adolpho Arruda Mello: Biologia e Impressão 3D de Modelos Biológicos

Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo: Avaliação da existência de atividade microbiana em solos distintos na Etec Professor Dr. Antônio Eufrásio de Toledo

Etec Profa. Carmelina Barbosa: Projeto Startup

Escola: Senai: Acionamento remoto de equipamentos através da Rede GSM/GPRS