Na primeira agenda desta quinta-feira (29/02), o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e o secretário Municipal de Esportes (Semepp), Clayton Santos, visitaram a quadra poliesportiva do Campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), onde foram recebidos pelo diretor da Apec, mantenedora da Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima, pelo pró-reitor acadêmico, José Eduardo Creste, e pelo coordenador de esportes da universidade, professor Marcel Marangoni.

A visita tratou sobre os Jogos Abertos do Interior, que será sediado em Prudente no mês de setembro, de 09 a 21, que voltam a ser realizados na cidade após 32 anos. A Unoeste será parceira do município em mais esta ação, cedendo seus espaços esportivos para que sejam utilizados como locais de competição.

De acordo com o secretário Clayton Santos, a quadra poliesportiva do Campus I, o ‘Palácio de Esportes’, receberá as modalidades de basquete e vôlei, que compõem a divisão especial.

Já nas três quadras do Campus II, no Centro Esportivo, foram selecionadas para receberam os jogos do futsal e do handebol.

Conforme o secretário da Semepp, o encontro tratou ainda sobre uma possível parceria com a Unoeste, por meio do curso superior de Educação Física, para a participação dos graduandos do curso para atuarem durante os jogos abertos.

Segundo Ed Thomas, a parceria firmada com a Unoeste como um dos locais de realização de jogos é de fundamental importância. “O abraço da Unoeste com a cidade passa de 50 anos, é a maior parceira em todos os segmentos. E agora, no esporte viemos pedir essa ajuda, essa parceria, e fomos prontamente atendidos pelo Dr. Cesar. O ginásio de Esportes da Unoeste é um dos melhores, é para profissionais. E os Jogos Abertos do Interior tem essa vocação profissional, como tem também atletas que estão começando. E esse é um momento da cidade toda, principalmente a iniciativa privada, ajudar. Mas a primeira a se disponibilizar desde o momento em que a gente credenciou a cidade, ou melhor, fomos credenciados para os Jogos Abertos, foi a Unoeste”, destacou.

A 86ª edição da chamada “Olímpiada Caipira” será composta por 13 dias de competição. Nesse período, a cidade deve receber de 12 a 15 mil pessoas, entre atletas, dirigentes, torcedores e equipes de apoio de mais de 250 cidades do Estado. O prefeito não tem dúvidas de que isso respingará positivamente no fomento da economia local.

“É um ano olímpico, então todos esses atletas vêm aqui para buscar, melhorar marcas porque é uma ‘foto’ muito importante. A economia fica aquecida. Prudente já sediou esses jogos em 1980 e 1992, foi grandioso. E agora estamos buscando essa parceria com a ajuda do Estado e de todos pra gente fazer uma grande festa no calendário comemorativo e alusivo ao aniversário da cidade”, completou.

Clayton Santos, secretário de Esportes, ressaltou o peso da parceria com a Unoeste. “É de suma importância essas parcerias, principalmente essa com a Unoeste, que tem uma estrutura gigantesca e com uma qualidade imensa. Hoje a universidade está preparada para receber não só os Jogos Abertos, como até competições de âmbito internacional, a exemplo de um sul-americano, pois a qualidade do Palácio de Esportes é nível A, de excelência mesmo, sem falar as quadras do campus 2 que têm amplas estruturas para receber grandes jogos e grandes equipes. Sem essas parcerias, Prudente não teria condições de receber a magnitude que representa essa competição”, comentou o secretário.

O diretor geral da Apec falou sobre esse importante fomento ao esporte. “É uma grande satisfação a Unoeste fazer uma parceria com a Prefeitura para receber os Jogos Abertos do Interior, afinal de contas são mais de 250 cidades do estado de São Paulo. Então vai ter muita gente e nesse período Prudente vai ficar ainda mais conhecida no estado. O nosso ginásio aqui no campus I é uma referência nacional. Com certeza eu virei assistir alguns jogos aqui na universidade”, concluiu Cesar.

A cidade também foi escolhida pra ser sede da competição em 2025, e por isso a expectativa é de que os atletas da cidade anfitriã vão em busca do primeiro título na condição de sede e de participante geral. Em 1980, Santo André foi campeã em Prudente. Já em 1992, Guarulhos se sagrou campeã.

(Com colaboração AI Unoeste)