Sem informação oficial se haverá uma nova prorrogação das campanhas nacionais Contra a Poliomielite e de Multivacinação, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) divulga nesta quinta-feira (12/11) um novo balanço de ambas as iniciativas em Presidente Prudente.

Na Campanha Contra a Pólio, destinada às crianças de um a cinco anos incompletos, isto é, quatro anos, 11 meses e 29 dias, foram imunizadas até esta quarta-feira (11) 7.087, o que corresponde a 67,5% das cerca de 10.500 crianças que integram a faixa-etária. Esta iniciativa ocorre de forma indiscriminada, ou seja, independente da quantidade de doses, os meninos e meninas que integram o público-alvo devem tomar a vacina.

Já na Campanha de Multivacinação, voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, das 5.310 pessoas que foram levadas à unidade de saúde, 2.668 estavam com a caderneta de vacinação desatualizada e precisaram tomar alguma dose. Deste total, 1.527 crianças menores de um ano passaram por uma sala de vacinação, das quais 1.1164 tomaram alguma dose, e outras 3.783 entre cinco e 15 anos incompletos foram levadas à unidade, sendo que 1.504 estavam com a situação vacinal atrasada.

Por ora, como não há informação oficial se haverá prorrogação ou não das campanhas, a VEM reforça que ambas seguem apenas até amanhã (13). Assim, orienta aos pais e/responsáveis que ainda não levaram seus filhos (as), que procurem pela unidade de saúde mais próxima de sua residência. Em Prudente, são 27 salas de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30 às 16h30.

Vale lembrar que as campanhas têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, além de diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças.

Fonte: Secretaria de Comunicação