Com o término das campanhas nacional Contra a Poliomielite e de Multivacinação nessa segunda-feira (30/11), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulga nesta terça-feira (1°/12) o balanço final das iniciativas em Presidente Prudente.
Assim como em diversas cidades do Brasil, em Prudente não foi atingida a taxa de imunização contra a pólio, preconizada em 95%. Ao todo, foram imunizadas 8.468 crianças entre um a cinco anos incompletos, o que corresponde a 80,7% das cerca de 10.500 nesta faixa-etária. Esta ocorreu de forma indiscriminada, ou seja, independente da quantidade de dose, os meninos e meninas que integravam o público-alvo deveriam ter tomado a dose.
Já na Campanha de Multivacinação, voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos, das 6.806 pessoas que foram levadas à unidade de saúde, 3.530 estavam com a caderneta de vacinação desatualizada e precisaram tomar alguma dose. Deste total, 2.209 crianças menores de um ano passaram por uma sala de vacinação, das quais 1.666 tomaram alguma dose, e outras 4.597 entre cinco e 15 anos incompletos foram levadas à unidade, sendo que 1.864 estavam com a situação vacinal atrasada.
Cabe lembrar que ambas as campanhas tiveram início no dia 5 de outubro. Durante o período de realização, houve o Dia ‘D’, no dia 16 de outubro, em que algumas unidades de saúde ficaram abertas no sábado para que os pais e/ou responsáveis pudessem levar as crianças e adolescentes para tomarem as doses necessárias. Em Prudente, são 27 unidades que contam com sala de vacinação e que ficam abertas diariamente das 7h às 17h.
Fonte: Secretaria de Comunicação