Nesta semana, o secretário Municipal de Saúde (Sesau), Delton Ferraz, esteve em reunião com a equipe gestora da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O encontro foi para tratar da parceria entre o município e a Universidade, que já existe há anos, mas que a Sesau almeja ampliar em 2021.

Participaram da reunião o diretor geral da Apec, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima; o diretor das Faculdades de Medicina, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba; os coordenadores desse curso, doutores Nilva Galli (acadêmica) e Fernando Valejo (internato); além do diretor das Faculdades de Ciências da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Assumpção de Freitas e do pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste.

A Unoeste, que possui uma estrutura muito robusta nos cursos da área da saúde, tem sido parceira do município há muitos anos. “A população só ganha com esse trabalho em conjunto, do município com a Universidade. Ao mesmo tempo, os munícipes são beneficiados e o município auxilia na formação de novos profissionais de saúde”, destaca Ferraz.

Segundo o diretor da faculdade de medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, o relacionamento da universidade com os gestores municipais é muito saudável. “Há um empenho muito grande em fazer o melhor por nossa cidade. Queremos contribuir para que Presidente Prudente volte a estar entre as melhores para se viver, não só em São Paulo, mas no Brasil”, pontua.

O diretor geral da universidade, Augusto Cesar de Oliveira Lima, reafirma essa visão. “Temos um compromisso, acima de tudo, com a comunidade”, enfatiza. A parceria entre o município e a universidade ocorre em locais como o Centro Municipal de Especialidades e no laboratório de análises clínicas, que atende a demanda de exames da rede municipal. Além disso, o município recebe os alunos dos cursos de saúde, sob a supervisão de seus professores, para realização de estágio nas unidades de saúde.

Fonte: Secretaria de Comunicação