O Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (26/08) a VIII Conferência Municipal de Saúde, que foi transmitida de forma online, devido à pandemia. No evento, o prefeito Ed Thomas esteve representado pelo Chefe de Gabinete, Jonas Martins.
Participaram da VIII Conferência, o secretário municipal de Saúde, Delton Eustásio Ferraz, o secretário adjunto da Saúde, Marco Aurélio Lúcio, e o presidente do Conselho Municipal Valdinei Wanderlei da Silva. O presidente da Câmara Municipal, vereador Demerson Dias, acompanhou a conferência, que contou com a participação de cerca de 150 pessoas.
A VIII Conferência Municipal de Saúde abordou o Tema: O Papel do SUS e o Desafio da Saúde na Pandemia e Pós-Pandemia. O tema teve como objetivo fortalecer a participação e controle social e legitimação do SUS, como política pública para garantia de acesso com equidade, integridade e melhor qualidade, bem como, avaliar a situação de saúde do município.
As discussões e apresentações de propostas foram divididas em quatro eixos: vigilância em saúde dos trabalhadores; controle social, comunicação do SUS, intersetorialidade e guerra cultural; política de acesso do usuário pós-covid19 e financiamento e investimento das políticas do SUS, recursos humanos, materiais e infraestrutura.
A Conferência contou com palestra ministrada por Dr. José de Oliveira Costa Filho – Médico Sanitarista, Advogado, Mestre e Doutorando em Educação, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Medicina Legal e Perícias Médicas; Perito Médico Federal do Ministério da Economia; Coordenador do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Jaú da Unoeste.
Vale lembrar que já foram realizadas pré-conferências de 29 de julho a 10 de agosto de 2021, nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde, através da coleta de propostas em formulários impressos e por via digital.
Na Conferência Municipal de Saúde serão consolidadas as propostas para construção das diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025.
Fonte: Secretaria de Comunicação