A Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente (SAS) recebeu a doação de aproximadamente 10.600 absorventes femininos, que foram arrecadados por meio de uma iniciativa liderada por alunos de graduação e pós-graduação do curso de agronomia da Unoeste, integrantes do Grupo de Estudos do Algodão (GEA). A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (29/10), na sede da SAS, com a presença da secretária da pasta, Clélia Tomazini, do vice-prefeito, Izaque Silva, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues, da diretora de proteção básica, Fabiana Macedo, do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Adilson Eduardo Guelfi, da coordenadora geral de ações extensivas, Cidinha Martinez, dos alunos de graduação Alana Ferreira e Adenilson José de Souza, da doutoranda Caroline Honorato Rocha e do mestrando Gustavo Aguiar.

De acordo com a doutoranda Caroline Honorato Rocha, a iniciativa da arrecadação teve como base a junção de dois pontos. “A comemoração ao Dia Mundial do Algodão, cultura que integra nossa área de pesquisa, e a pobreza menstrual, que tem sido bastante abordada, trazendo à tona um problema que até pouco tempo não era tão abordado”, relatou.

O grupo distribuiu caixas identificadas pelos dois campus da Universidade, onde foi depositado parte do material arrecadado. Os alunos também firmaram parceria com o movimento ‘Sou de Algodão’, que custeou o restante das unidades.

“Estamos muito felizes em poder contribuir. Minha mãe é funcionária da assistência social de uma cidade da região, eu cresci vendo bons exemplos como este”, concluiu Caroline.

Conforme o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Adilson Eduardo Guelfi, a Universidade está à disposição para contribuir com ações que beneficiem os munícipes e o desenvolvimento da cidade. “Nossa população precisa de ajuda e é gratificante saber que nossos alunos são sensíveis às causas nobres. A Unoeste assumiu o compromisso em contribuir com tudo o que for possível, pelo bem do povo e pelo desenvolvimento de Presidente Prudente. A administração municipal tem nosso apoio”.

A secretária da SAS, Clélia Tomazini, agradeceu pela doação e parabenizou os envolvidos na iniciativa. “Fico muito feliz quando vejo jovens envolvidos nas causas sociais. Não é só importante, é bonito. A pobreza menstrual é uma realidade, inclusive aqui. Já registramos evasões em nossos projetos, causadas pela falta do absorvente. Agradeço também a parceria da Unoeste, que tem nos apoiado em tantas ações. Ninguém faz nada sozinho”, declarou Clélia. 

Como representante do Fundo Social de Solidariedade, a presidente Lucimara Rodrigues parabenizou os estudantes pelo empenho e por acreditar na causa.

O vice-prefeito Izaque Silva também agradeceu aos alunos e à Universidade, além de mencionar sobre o projeto de lei de sua autoria, dequando ocupava o cargo de vereador, que tem como objetivo ceder itens de higiene intima a mulheres em situação de vulnerabilidade. “É um tema que trabalho há mais de dois anos. É uma situação real, delicada. Temos relatos em nosso município, são situações que causam constrangimentos. Agradeço pela sensibilidade desse grupo de alunos e por mais essa parceria com a Unoeste”.

Os absorventes serão distribuídos entre os projetos atendidos pela SAS, como os CRAS, CREAS, Projeto Aquarela, Serviço de Acolhimento à População de Rua (Sapru), dentre outros.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação