O prefeito Ed Thomas recebeu na tarde desta quarta-feira (01/03) a equipe gestora do Lar Santa Terezinha do Menino Jesus na Providência de Deus, comunidade terapêutica gratuita para recuperação de mulheres, adolescentes e adultas, dependentes de álcool e drogas, localizada no distrito de Montalvão. Estiveram presentes a coordenadora Luciana Lima, a assistente social Caroline Lima, a Irmã Ester e a Irmã Amábile.
A instituição é gerida pelo Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a mesma gestora do Hospital Regional e AME, com capacidade para atender até 20 meninas. Com 12 anos de atuação em Prudente, está entre as três do Estado direcionadas ao tratamento gratuito e exclusivo a mulheres.
De acordo com a assistente social, o tratamento é composto por quatro ciclos, que duram entre quatro e cinco semanas. “O trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico e monitores”.
“Também utilizamos o artesanato como parte do tratamento, que serve como terapia, interação e para descoberta das potencializadas, além de ser um instrumento para a geração de renda, já que alguns dos objetos produzidos pelas meninas são comercializados”, concluiu a assistente social.
“Além da dimensão física e psíquica, o tratamento contempla a dimensão espiritual, para que o paciente redescubra a sua fé, com a presença de religiosos”, explicou a Irmã Ester.
Conforme a coordenadora, a questão financeira é sempre um desafio para as entidades. Como forma de levantar recursos, a instituição está preparando uma ação para a venda de pizza, dia 20 de maio, às 18h, no recuo do Parque do Povo. Os bilhetes serão vendidos antecipadamente e o drive será para a retirada do produto.
O prefeito, que foi presenteado com um café e uma Santa, produzida pelas mulheres assistidas, agradeceu os presentes e parabenizou a equipe pelo trabalho realizado. “As entidades fazem um trabalho grandioso e o Lar Santa Terezinha é uma preciosidade, um serviço único em nosso município”.
Fonte: Secretaria de Comunicação