A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), durante esta semana, realizou diversas ações de combate à dengue. Nesta quinta-feira (09/03), a educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, ministrou uma palestra para os alunos da Escola Estadual Oracy Matricardi, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Na segunda-feira (06/03), a mesma escola já havia recebido a educadora, que palestrou sobre a dengue para outras turmas.

De acordo com Sahu, as discussões abordam sobre o ciclo evolutivo do Aedes, como cada indivíduo pode contribuir para impedir a proliferação do mosquito, evitando a disponibilização de recipientes que possam servir de possíveis criadouros. “Falamos sobre medidas a serem utilizadas para interromper a evolução das larvas, como a lavagem de bebedouros de animais, a eliminação da água, o tratamento com produto alternativo (detergente de cozinha). Abordamos também sobre a doença, seus sintomas e a importância da adesão ao protocolo de tratamento”.

“Também informamos sobre a situação entomologia e epidemiológica do município, quanto ao índice de infestação pelo Aedes e o número de casos positivos. Falamos sobre a realidade da área em que estamos trabalhando e o trabalho dos agentes”, explicou a educadora de saúde.

Entre os dias 6 e 11 de março, a VEM, em parceria com as ESFs, CCZ e a Sucen, prepararam algumas ações de prevenção e combate à dengue. Nos dias 8, 9 e 10, foi programado um trabalho intensificado na Área 2, com visita casa-a-casa pelos Agentes: Jequitibás I e II, Jardim Ouro Verde e Parque Residencial Servantes I e II.

O mesmo trabalho de reforço, também entre os dias 8 e 10, acontece na Área 7: Parque Alexandrina, Jardim Brasil Novo, Residencial Tapajós, Residencial Cremonezi e Bela Vista e Bairro Morada do Sol.

No dia 11, sábado, será realizado o Mutirão contra a dengue, também na Área 7, porém, em outra delimitação: Jardim São Francisco, Vila Operária, Vila Angélica, Vale das Parreiras, Jardim Guanabara, Residencial Portal Norte, Parque Primavera, Parque Alexandrina, Residencial Brisas do Monte e Residencial Moacyr Tretin.

Como atividades educativas, além das palestras para os alunos, a equipe técnica da VEM tem realizado capacitações e treinamentos práticos aos Agentes de zoonoses para atuação na prevenção da dengue, que aconteceram dia 6.

As equipes também têm trabalhado na divulgação dos mutirões nas áreas onde serão realizadas as próximas ações, para informar os munícipes. O ‘mosquitão’ tem marcado presença nas visitas à comunidade e ao comércio.

Dia 7, terça-feira, também aconteceu uma entrega de folders sobre a doença na Câmara Municipal.

Para esta sexta (10), a VEM realizará uma roda de conversa de mobilização da comunidade na Praça da Juventude do Ana Jacinta, com a participação do presidente de bairro e uma mobilização comunitária no Damha III.

Atualização de casos

Conforme o balanço epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (08/03) pela VEM, Presidente Prudente tem 2.487 casos positivados para dengue em 2023. Foram descartados 1.026. Neste ano, a cidade conta com três óbitos confirmados.