A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), divulgaram as ações de combate e prevenção à dengue que estão sendo realizadas nesta semana. Hoje, quinta-feira (16/03), os agentes de endemias palestraram para os funcionários da funcionários da Sabesp e para o Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) dos Correios.

De acordo com a educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, nas palestras foram abordados temas importantes do cenário atual. “A importância de assumirmos nossas responsabilidades diárias, enquanto cidadãos, na eliminação e controle dos recipientes que possam servir de criadouros para o mosquito”, explicou.

“Abordamos ainda sobre a importância da ingestão de líquido durante o tratamento da pessoa doente. Demos esclarecimentos sobre a superioridade na eficácia dos resultados alcançados através da eliminação e controle dos criadouros quando comparadas ao tratamento com inseticidas, pois no tratamento químico só serão eliminados os mosquitos que entrarem em contato direto com o inseticida”.

Também nesta semana, a equipe técnica da VEM ministrou palestras sobre a doença no Centro Social da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Aviação.

Para quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, a Sesau preparou duas formações aos médicos e enfermeiros da rede municipal, com foco na orientação sobre o protocolo de manejo à dengue.

No dia 18, haverá mobilização contra a dengue na comunidade da Igreja Missionária do Jardim Paulista e Vila Geni.

Programação das Atividades de Campo

Nos dias 15, 16 e 17 de março, a VEM fará o trabalho de intensificação com visitas casa a casa na Área 2: Jardim Sabará, Jardim Ouro Verde, Jardim Balneário, Cohab, Jardim Bela Vista e Jardim Everest.

Também em 15, 16 e 17 de março, a intensificação acontece na Área 7: Conjunto Habitacional João Domingos Neto, Jardim Humberto Salvador e Residencial Augusto de Paula.

No dia 18, sábado, será realizada a segunda etapa do Mutirão da Dengue com coleta de cata treco nos bairros Jardim São Francisco, Vila Operária, Vila Angélica, Vale das Parreiras, Jardim Guanabara, Residencial Portal Norte, Parque Primavera, Parque Alexandrina, Residencial Brisa dos Montes e Residencial Moacyr Tretin, que será executado pela VEM, ESF, CCZ, Prudenco, Semea e Sosp.

De 20 a 24, na próxima semana, a equipe voltará à Área 2: Jardim Everest, Jardim Santa Elisa, Residencial Green Ville, Jardim Vale Verde, Jardim Mediterrâneo, Residencial Funada e no Conjunto Residencial Educacional Esquema.

Parte das intervenções conta com apoio das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e da Sucen (Superintendencia de Controle de Endemias).

De acordo com educadora de saúde da VEM, Maria Clara Sahu, durante as ações, as equipes fazem orientação, eliminação de criadouros e tratamento com larvicida.

Atualização de casos

Conforme os dados divulgados nesta quarta-feira (15/03) pela VEM, a cidade tem 3.045 positivos em 2023. Os casos descartados somam 1.394.

A cidade tem até o momento quatro óbitos confirmados por dengue em 2023. 

Fonte: Secretaria de Comunicação