Ações contra a dengue são definidas pela Prefeitura de Prudente, Conselho Municipal de Saúde, igrejas, associações de bairro e sociedade civil, em reunião no Centro Cultural Matarazzo nesta quarta-feira (12/04). Dentre elas, estão o ‘Dia D - Todos Contra a Dengue', além de mutirões e uma carreata neste sábado (15), às 8h30, saindo do Museu e seguindo em direção ao centro.

O prefeito Ed Thomas compôs a mesa de trabalhos e convocou todos os presentes para auxiliar a Prefeitura numa grande força-tarefa. Segundo ele, é necessário um engajamento de toda sociedade, pois manter a cidade limpa é o único caminho e que envolve toda sociedade. A Prefeitura com sua responsabilidade e cada morador fazendo a sua parte na limpeza dos seus quintais.

De acordo com o prefeito, a reunião e as ações definidas têm como proposta conscientização da população. O prefeito falou da atuação e esforço da Prefeitura no recolhimento do lixo, nos mutirões de cata-treco, além de contar com ecopontos, da atuação da Cooperlix na reciclagem, e descarte dos resíduos da construção civil.

A mesa de trabalhos foi contou com a presença do Conselho Municipal de Saúde Valdinei Vanderlei da Silva, da coordenadora técnica de Saúde, da VEM, Vânia Maria Alves, o vice-prefeito Izaque Silva, o secretário de Saúde, Breno Casari, a vereadora Joana D'arc, além de representantes da Polícia Militar e Tiro de Guerra. Na reunião estiveram presentes os vereadores Demerson Dias e Miriam Brandão. O vereador Thiago Silva foi representado pelo assessor.

A coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves, lembrou que 80% dos criadouros estão nas casas. “As intensificações da dengue foram iniciadas em 2022, nos bairros, ações educativas nas escolas, no Calçadão, em condomínios e construções. As chuvas atrapalharam bastante as ações, além disso, temos muitas recusas, o morador não deixa a equipe da VEM entrar. Essas pessoas serão notificadas", disse.

"Na próxima semana estaremos colocando em prática essas novas ações da força-tarefa assim como todas as entidades presentes na reunião irão ajudar nesta conscientização", resumiu a coordenadora.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde Valdinei Vanderlei da Silva falou da importância de mobilizar toda sociedade e as entidades. "Precisamos fazer uma ação que possa surtir resultados. O mato alto não dá dengue. O que dá dengue é o que jogam no mato alto”, disse o presidente do Conselho.

Conforme o titular da Sesau, cada centro de apoio à dengue tem realizado mais de 230 atendimento/dia. "Todas as ações necessárias e possíveis estão sendo feitas", disse. Ele ainda lembrou que essa semana houve redução de 20% nos atendimento de dengue devido a uma curta estiagem, mas que o alerta ainda continua em relação à doença.