Equipes do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) estiveram nesta semana em Presidente Prudente para conhecer in loco a estrutura de saúde do município, que vem enfrentando uma situação emergencial de enfrentamento à dengue.

Cerca de 10 pessoas vinculadas ao ministério e à OPAS visitaram a sede da pasta, as unidades municipais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e os hospitais da cidade, entre terça (18) e quarta-feira (19).

De acordo com Camila Ribeiro, membro da coordenação geral de vigilância de arboviroses, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o objetivo da visita foi oferecer todo o suporte necessário para que a cidade e a região possam superar a crise envolvendo o número elevado de casos de dengue. “Viemos para colaborar, entender como têm sido os trabalhos de enfrentamento e propor alternativas que possam otimizar os resultados”, declarou.

O prefeito Ed Thomas acompanhou a visita à sede da pasta, em que a equipe do Ministério da Saúde trouxe características gerais sobre a doença e o cenário epidemiológico da dengue em nível nacional. Segundo o chefe do executivo, a união de esforços entre o poder público municipal, estadual e federal é fundamental na luta contra o mosquito, porém, a maior colaboração possível vem cada cidadão. “Bastam 10 minutos para que cada pessoa possa limpar o seu quintal e eliminar criadouros do Aedes. Não é difícil e é de suma importância para conter a proliferação do Aedes”, declarou.

Participaram das atividades técnicas junto aos representantes do Ministério da Saúde, toda a equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde, representantes do GVE, Instituto Adolfo Lutz, Departamento Regional de Saúde, entre outras instituições ligadas à saúde regional.