A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), anuncia as ações que serão realizadas durante esta semana, entre os dias 8 e 12 de maio.

Nesta segunda (08/05), as equipes da VEM iniciaram um trabalho de Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC) no Jardim Sumaré, Jardim Marisa e no Conjunto Habitacional José de Souza Reis.

A partir de terça, a mesma área, no entorno do Jardim Sumaré, receberá nebulização costal. Na nebulização costal, o agente de endemias realiza o trabalho adentrando as residências, por isso, é importante que o morador autorize a realização do trabalho de controle da dengue.

Também na terça-feira, dia 9, às 15h, será realizada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para a entrega de folders, com a presença do secretário Breno Erbella Casari e da secretária da Seduc, Sirlei Oliveira.

Ainda nesta semana, os alunos da Escola Municipal Odette Duarte da Costa, no Morada do Sol, receberão a visita da VEM para uma palestra.

- Orientações sobre a Nebulização:

Antes de realizar a nebulização, os agentes orientam os moradores a cobrir utensílios de cozinha e alimentos, água e/ou ração de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, entre outros. Os veículos devem ser guardados em locais fechados ou também mantidos cobertos, assim como os eletrodomésticos e móveis.

Já as portas, janelas e cortinas das residências devem ser mantidas abertas para facilitar a entrada da neblina produzida pela máquina na residência, para que os mosquitos sejam eliminados. Caso o morador feche a residência, o mosquito permanecerá no local.

Cabe ressaltar que a nebulização ambiental só elimina o mosquito adulto. Os moradores devem retirar recipientes que acumulam água e podem servir como criadouro do Aedes Aegypti.

Atualização dos casos de dengue:

Conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (08/05) pela VEM, a cidade tem 21.814 casos positivos em 2023. Os casos descartados somam 6.763. Não houve atualização de óbito, permanecendo 18 confirmações.