A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau) e a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), em parceria com as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e do GVE (Grupo de Vigilância do Estado), anunciam mais uma etapa da nebulização ambiental noturna contra a dengue, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio, das 18h às 22h, na Vila Brasil e adjacências, zona leste da cidade.
Conforme o cronograma definido pela VEM, a nebulização ambiental passará pela Vila Brasil, Vila Líder, Jardim São Pedro, Vila Flores e Jardim Santa Marta. Nesta quinta-feira (11/05), a equipe dos agentes de endemias está no local com trabalho de BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros).
De acordo com as orientações dos órgãos, durante a aplicação do inseticida ambiental, que acontece acoplada ao veículo, os moradores devem permanecer dentro das residências, com portas e janelas abertas.
- Orientação aos moradores:
A Vigilância Epidemiológica Municipal e o Grupo de Vigilância do Estado orientam os moradores a deixarem as portas, janelas e cortinas abertas. Devem retirar as roupas dos varais, proteger os automóveis, cobrir ou retirar roupas de camas e também cobrir os alimentos. Importante manter os animais domésticos em local fechado.
A orientação da VEM é que as pessoas não permaneçam nas calçadas e que as ruas e pessoas alérgicas devam ser mantidas em um cômodo protegido e, assim como os animais, só poderão circular pelo imóvel depois de meia hora da aplicação do inseticida.
Dados da atualizados sobre a dengue:
Segundo o balanço divulgado pela VEM nesta quinta-feira (11/05), a cidade de Presidente Prudente soma 24.728 casos positivos para a doença em 2023. Também foram descartados 7.001 casos suspeitos. Há 6.154 exames aguardando encerramento.
Não houve atualização de óbitos, permanecendo 19 confirmações de mortes por dengue em 2023.
Fonte: Secretaria de Comunicação