O secretário municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente (Setec), Helton Molina Sapia, foi um dos palestrantes da 18ª Reunião do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), realizada nos dias 29 e 30 de junho, sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento também contou com a participação do assessor de secretaria da Sosp, Alessandro Magalhães.

Na apresentação do case de Presidente Prudente, o secretário descreveu o trabalho que vem sendo realizado no município, detalhando as etapas de implementação e os ganhos obtidos. Foram relatadas as modernizações da abertura de empresas, a digitalização do processo de compras, a migração do papel para digital dos processos administrativos, protocolos, memorandos e ofícios, a plataforma Emprega Prudente, as ações de governança, gestão e planejamento e o Atende Prudente.

“No geral, o objetivo é dar mais transparência para a sociedade, além de promover a integração dos serviços internos, alinhado ao planejamento estratégico da administração pública de Presidente Prudente”, pontuou o secretário.

O evento reuniu representantes de municípios de 14 estados brasileiros e não era realizado desde 2019 devido à pandemia da Covid-19.

Durante a abertura, o superintendente executivo da Caixa, Marcos Oliveira, destacou a importância da retomada do evento para o compartilhamento de boas práticas entre municípios dos mais diversos pontos do país. “Nossa expectativa é que a gente possa sair daqui com boas perspectivas e encaminhamentos, que culminem com recursos bem aplicados e serviços mais qualificados para a população, além de auxiliar no equilíbrio financeiro dos municípios”, frisou.

O coordenador-geral de Programas e Projetos de Cooperação do Ministério da Fazenda, Luiz Palmeira, fez um alerta sobre as mudanças propostas na discussão da Reforma Tributária que podem impactar projetos importantes que são desenvolvidos no âmbito do PNAFM. “Para nós do programa é muito importante, porque há um grande nível de investimentos em ações para aprimorar a arrecadação do ISS e a gente tem que tomar cuidado de como ficará a gestão disso”, reiterou.

A organização da reunião é da Unidade de Execução Municipal (UEM- PNAFM), vinculada à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), da Fazenda de Porto Alegre. A realização é da Coordenação-Geral de Programas e Projetos de Cooperação do Ministério da Fazenda e patrocinada pela ASCONTEC – Associação do Auditores e Técnicos de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Caixa Econômica Federal.

Fonte: Secretaria de Comunicação