A 3° Semana de Conscientização e Incentivo ao Dia Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi encerrada com chave de ouro, com a segunda edição Festival Paralímpico das Loterias Caixa 2023, no Parque de Uso Múltiplo (PUM). O evento também foi realizado em outros 118 núcleos do país.
O Festival é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo. Foram oferecidas práticas de esgrima em cadeira de rodas, parabadminton, bocha adaptada e atletismo para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, de maneira recreativa e lúdica. O evento contou com a participação 252 de atletas, voluntários e organizadores.
Também estão presentes na organização, a Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, junto com o centro de Referência Paralímpico de Presidente Prudente, a Associação Paradesportiva Oeste Paulista (APOP) e os demais parceiros envolvidos.
Mais sobre o Festival
A iniciativa promove uma experimentação esportiva, na qual os participantes poderão praticar atividades que simulam modalidades paralímpicas, de maneira lúdica. A expectativa do CPB era reunir mais de 16 mil crianças e jovens em todo o território nacional. Deste público, 80% são formados por pessoas com deficiências física, visual e/ou intelectual, e os outros 20% dos inscritos serão de pessoas sem deficiências.
Dos núcleos selecionados, alguns são Centros de Referência, projeto que faz parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021, com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
Fonte: Secretaria de Comunicação