Em 15 dias úteis do mês de outubro, o Atende Prudente realizou 5.334 atendimentos presenciais, uma média de 356 por dia, considerando o período a partir do dia 09, quando os serviços foram totalmente transferidos, até 31 de outubro. Já a central de contato telefônico da Prefeitura Municipal, o Serviço 156, recebeu 5.337 chamadas, com duração média de 1 minuto e 40 segundos.

Já o canal online, acessado a partir do site oficial da prefeitura, totalizou 18.316 atendimentos no mês de outubro. Os protocolos em destaque foram a abertura automatizada de inscrição municipal; alterações de dados no cadastro técnico municipal (cadastro dos imóveis); alterações de dados em empresas estabelecidas; transferência de pontuação ou identificação do condutor.

Considerando todos os atendimentos prestados em outubro, a Prefeitura de Prudente somou 28.897 assistências ao cidadão, entre presenciais e não presenciais.

Conforme os dados levantados pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), o tempo médio de espera para o início do atendimento no Atende foi de 12 minutos, já o tempo de duração da assistência ao munícipe foi de 10 minutos. Em caráter preferencial, foram atendidos 2.202 cidadãos, sendo que o tempo médio de espera para essa modalidade foi de 11 minutos.

Os principais serviços solicitados neste período foram emissão de boletos do Pague Já; Transferência de pontuação ou identificação do condutor; Emissão de credencial de idoso; alteração de nome do proprietário (IPTU); alteração de endereço imobiliário; parcelamento de dívida ativa.

Com relação ao atendimento por secretaria, a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) liderou as solicitações, com 3.423 atendimentos, a Secretaria de Assuntos Jurídicos fez 515 atendimentos, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou 763, a Secretaria de Planejamento executou 256 atendimentos, além de atendimentos diversos de outras secretarias.

Os atendimentos, realizados agora de forma integrada e simples, se tornaram possíveis por conta de uma série de ações de desburocratização de processos operacionais, alinhamento e comunicação entre as várias secretarias, que foram implantadas nos últimos anos pela atual administração.

De acordo com o secretário da Setec, Helton Molina Sapia, uma das pastas responsáveis pela implantação do Atende Prudente, o serviço faz parte das estratégias de Smart Gov. “Com o Atende Prudente, concluímos uma fase importante do projeto Prudente Inteligente, um conjunto de ações de Smart Gov, antecipando assim o futuro na prestação de serviços e atendimento às demandas dos cidadãos. Conforme determina o plano de governo do Prefeito Ed Thomas, realizamos uma reestruturação do modelo de relacionamento do poder público municipal com a população, com foco nos canais digitais mais modernos”, explicou.

Ainda conforme o secretário, a forma de atendimento estava defasada, em relação ao modelo necessário para que a administração pública municipal pudesse se relacionar adequadamente com o ‘cidadão da era digital’, ressaltou Sapia.

O novo modelo de atendimento permite o acompanhamento em tempo real dos indicadores operacionais e adoção de níveis de serviços mais bem definidos. A prestação de um serviço mais robusto consolida a estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes plataformas, com o objetivo de estreitar a relação entre o atendimento presencial e o atendimento online.

Conforme o gerente do Atende Prudente, Jonas Martins, os servidores e o local estão capacitados e disponíveis para atender nossa população da melhor forma possível. “Aqui no Atende Prudente o munícipe será recebido em um ambiente confortável e com dignidade”.

O Atende Prudente fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, número 342. Para entrar em contato por telefone basta ligar para 3399-1100. Para ver os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Presidente Prudente, acesse a busca de serviços, disponível no site www.presidenteprudente.sp.gov.br clicando no ícone Carta de Serviços.

Fonte: Secretaria de Comunicação