A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) – Coordenadoria Fiscal e Tributária, recebeu dos Correios a devolução de 2.021 carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) dos 144.791 enviados aos contribuintes. A lista com todos os dados foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial desta quinta-feira (08/02).
O maior número de devoluções, conforme a Sefin, aconteceu por conta de cadastros desatualizados, porém, há outros motivos, que são elencados pelos Correios, aqueles especificados no verso do carnê, como endereço insuficiente; número indicado não existente; recusado; caixa postal cancelada, entre outros.
Para retirar a via original ou a segunda via, o contribuinte deve comparecer no prédio do Atende Prudente. Os carnês já estão disponíveis para retirada.
Vale ressaltar que os vencimentos dos carnês têm datas variadas, conforme o endereço do imóvel e para não sobrecarregar o sistema bancário. A primeira data é dia 10 de fevereiro, sábado, podendo ser pago sem juros no próximo dia útil. Já a última data é dia 28 deste mês.
O contribuinte que não recebeu o carnê e precisa efetuar o pagamento pode imprimir a segunda via no site da Prefeitura de Presidente Prudente. É só acessar a página inicial > aba Cidadão > IPTU 2024. O acesso exige o número do cadastro, que está disponível em carnês de anos anteriores.
Caso o contribuinte faça o pagamento à vista até a data do vencimento, será beneficiado com um desconto de 10% sobre o IP (imposto predial) ou IT (imposto territorial).
Fonte: Secretaria de Comunicação