O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e o secretário Municipal de Meio Ambiente (Semea), Bill Paschoalotto, receberam a ativista da causa animal, Gicele Bitencourt, e o líder comunitário, Mateus Perussi, que também atua na causa.

A reunião também foi acompanhada pela coordenadora do Abrigo de Animais, Cássia Calderan, e pelo médico-veterinário servidor do município, Oskar Kump. O encontro tratou sobre iniciativas, ideias e sugestões para o bem-estar animal e sobre os projetos que já são desenvolvidos pelo município.

Conforme Gicele, a principal demanda, atualmente, é referente à reprodução de gatos, além do bem-estar de maneira geral.

O prefeito comentou sobre as ações que a administração tem realizado para garantir um tratamento de qualidade aos animais vítimas de violência, como a finalização e funcionamento do Abrigo de Animais e a realização do concurso para a efetivação de quatro médicos-veterinários.

“Presidente Prudente tinha somente um veterinário, que era contratado pelo Ciop. Realizamos o concurso e, atualmente, são quatro veterinários concursados para atender nossos animais”, comentou o prefeito.

O município também presta o serviço de castração aos animais acolhidos. Atualmente, um centro cirúrgico está sendo montado no Abrigo de Animais para poder ampliar o serviço de castração oferecido à população vulnerável. Parte dos aparelhos já foi licitada, faltando apenas o monitor cardíaco animal, e alguns materiais cirúrgicos, além da liberação do Conselho de Medicina Veterinária.