A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), informa que a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, foi prorrogada até o fim de junho, conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Presidente Prudente conta com 28 salas de vacinação, todas disponíveis para atender o público-alvo da campanha, que são crianças de 1 a 4 anos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Os munícipes devem comparecer a uma das unidades munidos de documento pessoal, RG e CPF.

Foram aplicadas, em Presidente Prudente, 3.230 doses até a atualização do dia 14 de junho, divulgada pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o que corresponde a 31,5% de um público estimado em 10.255 crianças.

Sobre a doença

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994. Para que esse cenário seja mantido, é necessário que os pais contribuam e coberturas vacinais se mantenham elevadas.

Sintomas da doença

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas, similares a outras doenças virais, como:

- Febre;

- Mal-estar;

- Dor de cabeça;

- Dor de garganta e no corpo;

- ?Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos);

- Constipação (prisão de ventre);

- Espasmos;

- Rigidez na nuca;

- Meningite;

- Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.