Em cerimônia repleta de medalhistas olímpicos e de jovens promessas do atletismo prudentino, foi inaugurada nesta quinta-feira (20) a Pista de Atletismo e Treinamento “Mário Covas” da FCT/Unesp de Presidente Prudente. Foram investidos cerca de R$ 6 milhões na obra, recolocando o complexo esportivo no mapa do atletismo nacional, em condições de sediar competições de grande porte.

A solenidade contou com a presença do prefeito Ed Thomas e do reitor da FCT/Unesp, Pasqual Barretti, além de atletas e ex-atletas de renome internacional, como os medalhistas olímpicos Claudinei Quirino, André Domingos e Edson Luciano, que formaram o quarteto de prata nas Olimpíadas de Sydney ao lado de Vicente Lenilson, além da medalhista de ouro no Salto em Distância em Pequim, Maurreen Maggi, que representou a empresa Recoma, responsável pela reforma.

O presidente da        CBAt, Vlamir Mota Campos, descreveu a pista de atletismo da FCT/Unesp como “um patrimônio do esporte nacional”. Em suas palavras, “não há no Brasil outro equipamento esportivo com tanta história no atletismo quanto esta pista”. Ele enalteceu a tradição prudentina em formar campeões na modalidade e, principalmente, da habilidade dos professores e técnicos em garimpar e descobrir novos talentos rotineiramente.

“Mas muito mais do que formar campeões e medalhistas, o atletismo é uma ferramenta preciosa de inclusão e ascensão social, e esta pista é o grande estímulo que estes jovens precisam para continuar focados no caminho do esporte”, declarou Vlamir, enquanto apontava para os atletas da Associação Prudentina de Atletismo (APA) que participavam da solenidade.

O prefeito Ed Thomas, principal articulador para a concretização da reforma junto ao governo federal, homenageou os atletas da “geração de prata”, liderados pelo professor Jayme Netto, que levou as cores de Presidente Prudente para o pódio dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e também parabenizou as novas gerações de esportistas que já vêm alcançando resultados expressivos mundo afora.0,0000

“É com muito orgulho que hoje pisei os pés sobre a nova pista de atletismo da FCT/Unesp. Uma conquista de toda a nossa região e que resulta de um trabalho árduo de articulação com o governo federal que iniciamos ainda em 2020, com várias reuniões com representantes dos ministérios. São mais de R$ 6 milhões em investimentos na reconstrução desta pista, que está preparada para receber eventos de nível nacional e internacional. Um novo capítulo do esporte prudentino começa hoje”, finalizou.

Com 400 metros oficiais, a pista oval conta com seis raias, enquanto a reta principal possui oito, que pode receber qualquer tipo de corrida: rasa, revezamento, com barreiras e com obstáculos. Além das provas de velocidade, também há um espaço dedicado e trabalhado para a prática do salto com vara, salto triplo, salto em distância, arremessos de martelo e disco e lançamento de dardo.