Para alinhar os últimos detalhes da Batatec, que acontece de 18 a 21 de julho, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e o vice, Izaque Silva, receberam a comissão organizadora do evento no fim da tarde desta segunda-feira (01/07), representados por Luci Rocha, que está à frente da organização, e por Ademir Corte, presidente da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce).

Conforme apresentado pela diretoria, em 2022, a região de Presidente Prudente produziu 104 mil toneladas de batata-doce, representando 51,2% da participação no total da produção total de São Paulo.

A produção no Estado de São Paulo, ainda em 2022, foi 203,49 mil toneladas, totalizando R$ 205,48 em produção.

O prefeito ressaltou a importância da festa para a cidade, que já é tradição no calendário, além de movimentar a economia local e valorizar a cultura da batata-doce, item que compõe a agricultura familiar de Prudente.

Programação do evento

A 5ª Batatec Sicred será realizada entre os dias 18 e 21 e julho, no Centro de Eventos IBC, com atrações, música ao vivo e praça de alimentação.

No dia 18 acontece a abertura oficial, a partir das 18h. Das 20h às 23h, música ao vivo com Roberto e Leonel. Das 23h a meia noite, música ambiente.

Dia 19, sexta-feira, o evento inicia às 10h, com música ambiente. Das 19h às 20h30 tem a apresentação dos ‘Cantos do Sertão’, com Gustavo Henrique e banda. Das 20h30 às 23h30, Léo de Lucca e banda. Das 23h30 às 0h30, música ambiente.

Sábado, dia 20, a Batatec tem início às 11h, com música ambiente. Das 12h às 14h Aramaça e Banda. Na sequência, das 14h às 16h, Bene Soares e Rouxinou. Das 17h às 20hManoel Solo e banda. Das 20h às 23h, Resenha Felipe Corazza, João Marcos e Samuel Casati, das 23h às 0h30 música ambiente.

No último dia, domingo, 21 de julho, Eli Guimarães abre o evento a partir das 11h30. Na sequência, das 14h às 17h, a Andreo Henrique e banda encerram o evento.

Ciclo de palestras

Confira abaixo algumas das palestras já confirmadas para esta edição da Batatec:

O dia 19 de julho traz quatro palestras sobre a temática ‘Aumentando a rentabilidade com a tecnologia no campo e no packing da batata-doce’.

- Das 10h30 às 11h, Sicred: Cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável com o diretor executivo Wanderley Oliveira;

- Das 11h às 11h30, Monteiro Hortifruti – Case regional de sucesso na exportação da batata-doce, administradora Tamires Monteiro;

- 11h às 12h, Cooperativa Sul Brasil - Biotecnologias e estratégias para qualidade além da produtividade na batata-doce, Eng. Agr, Renan Barros de Souza;

- 12h00 às 12h30, Debate, Mesa com palestrantes – FATEC, Prof. Dra. Ângela Godinho;

- 14h às 14h15, Unipetro, A importância do diesel aditivado para o produtor rural, de Gerente Negócios Nicola Prior;

- 14h15 às 14h45, ???? Regional, Contribuição da Apta Regional para o melhoramento da batata-doce, Pesq. Dra. Amarilis Ros

- 14h45 às 15h15, Simbiose, Incremento na produção e qualidade da batata-doce com utilização de insumos biológicos, Eng.Agr. Manoela Hanich

- 15h15 às 15h45, FCAT/UNESP Dracena, Interferência das plantas daninhas e demanda hídrica da batata-doce, Prof. Dr. Leandro Tropaldi

- 15h45 às 16h15, Debate, Mesa com palestrantes – Fatec, Prof. Dra. Angela M.M. Godinho;

Dia 19 – PAINEL EXTERNO: Demonstração prática com inovações tecnológicas da cultura da batata-doce, às 16h.

Dia 20 ‘Adaptando a batata-doce ao futuro: melhoramento genético e resiliência às mudanças climáticas.

- 10h às 10h30, Unoeste/ Ceofop, Melhoramento da batata-doce para tolerância à seca, Prof. Dr. Edgar Henrique Silva;

- 10h30 às 11h, Climatologista, a cultura da batata-doce e as mudanças climáticas, Prof. Dr Wagner Camarim;

- 11h às 11h30, debate, Mesa com palestrantes – Fatec, Prof. Dra. Ângela Godinho.

Dia 20 – PAINEL EXTERNO: Veículos na linha de produtor rural e inovações tecnológicas na mecanização da cultura da batata-doce, às 11h30.

Corrida Batatec

Neste ano acontece também a 2º Corrida Batatec, que será dia 21 de julho, às 8h, com largada e chegada no Centro de Eventos IBC.

As inscrições podem ser realizadas até dia 16 de julho. A modalidade é de 5 km, com troféus e medalhas para os vencedores.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.tvcomrunning.com.br