A secretária Municipal de Educação de Presidente Prudente, (Seduc), professora Sirlei Oliveira, juntamente com a técnica responsável pelos convênios, Renata Nunes, realizaram a entrega dos certificados aos diretores de 14 unidades escolares do município pelo êxito alcançado no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola (IdeGES-PDDE), que aconteceu no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação), na tarde de terça-feira (19/09).

Criada pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria com o FNDE, o PDDE Desempenho é uma premiação que utiliza a base de cálculo do Ideges (Índice de Desempenho de Gestão Descentralizada), instrumento que mensura a performance da gestão descentralizada das escolas brasileiras executoras do PDDE, reconhecendo iniciativas efetivas de gestão.

De acordo com o FNDE, são utilizados três indicadores do Ideges para as dimensões-chave de desempenho do programa, sendo: o cadastro, por meio do sistema; a execução dos recursos do programa no âmbito da unidade executora; e a prestação de contas dos recursos.

O índice avalia algumas variáveis que vão desde adesão, atualização, execução dos recursos e regularidade da prestação de contas. Em Prudente, 12 escolas da rede municipal foram contempladas no final de 2022 com a parcela extra por terem elevado sua nota no IdeGES, além de outras duas em 2021, totalizando 14.

Segundo as diretrizes, o programa destina os recursos com a finalidade de garantir melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas, bem como incentivar a autogestão escolar e o exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social.

A secretária da pasta, Sirlei Oliveira, parabenizou as 14 unidades e seus respectivos gestores pelos desempenhos, que evidencia um trabalho efetivo com a educação e um compromisso com a comunidade escolar.

Segue lista de escolas e respectivos Conselhos Escolares beneficiados pelo PDDE que receberam os certificados:

- EM Dr. Aziz Felippe;

- EM Benedita de Pádua Martins;

- EM Carla Simone da Silva Alves;

- EM professora Ederle Marangoni Dias;

- EM professora Eluiza de Rezende Rodrigues;

- EM Érika Portella Rodrigues;

- EM Krisan Martin;

- EM Deputado Carlos Castilho Cabral;

- EM Dr. João Franco de Godoy – Navio;

- EM professora Vilma Alvarez Gonçalves;

- EM Cel. José Soares Marcondes (Bosque);

- EM professora Juraci Menezes Peralta;

- EM pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues;

- EM professora Rosy Odetty Roriz Brandão.