Os professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), juntamente com integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), participaram da formação promovida pela Rede de Leitura da Fundação Dorina Nowill - para cegos, que aconteceu nesta quarta-feira (08/11), no Centro Cultural Matarazzo.

Na oportunidade, foi promovida uma roda de conversa com a temática “A Leitura Inclusiva e os Leitores”, voltada para os professores da rede pública e mediadores de leitura, que abordou uma conversa sobre os livros, os formatos e o universo de possibilidades que existem e que podem ser trabalhados na educação.

Também na quarta, aconteceu a oficina de Leitura em Família para pais, mães e cuidadores interessados nesse universo de leitura inclusiva. No dia 09 de novembro, quinta-feira, a iniciativa oferecerá a oficina de Mediação de Leitura Acessível para educadores, artistas e bibliotecários e interessados para pensar e orientar na prática como mediar leituras, todos no Matarazzo.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos na perspectiva de fomentar o acesso à Leitura e à informação para pessoas com deficiência que, busca além de fornecer livros acessíveis, engajar os profissionais que atuam como intermediários da leitura para que este público também seja contemplado em suas atividades.

Estas ações acontecem em âmbito nacional, onde cada Estado é mobilizado a formar grupos de trabalho para que construam novas ações de leitura e inclusão ou potencializem as já existentes. Em Prudente, as ações somam com os trabalhos formativos realizados na constante busca pela capacitação dos profissionais e auxílio às famílias dos alunos atendidos na rede municipal de ensino.