Número de infratores também teve queda drástica desde o início da instalação dos controladores

Os controladores eletrônicos de velocidade instalados em Presidente Prudente desde abril registram índices relevantes em relação à redução de acidentes. No primeiro trimestre, a média nos pontos que contam com radares era pouco mais de 310 acidentes e média de 110 vítimas, sendo 303 em janeiro (com 110 vítimas), 347 em fevereiro (e 117 vítimas) e outros 289 (com 130 vítimas) em março.

Já com a instalação dos equipamentos, foram registrados 115 acidentes em abril, sendo 78 com vítimas, e em maio 113, com 93 com vítimas. Percentualmente, a média de queda varia de 32,56% a 39,79%.

“Coletamos esses dados em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e, inclusive, com os hospitais. A diminuição no número de acidentes resulta até mesmo em economia à saúde. A tendência é que esse índice diminua cada vez mais conforme as pessoas vão se educando”, ressalta Adauto Cardoso, secretário da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).

Já em relação às autuações, o número também segue caindo drasticamente. Em abril, na quinzena de período educativo, 27.510 veículos excederam os limites de velocidade. Entretanto, como se tratava do período educativo, esses condutores não foram autuados. Na primeira quinzena de maio, o número de condutores infratores caiu drasticamente para 5.751. Já na segunda quinzena, o número reduziu um pouco mais e registrou 4.491 infrações.

“Consideramos normal que na quinzena educativa o número tenha sido alto, mas percebemos que as pessoas já estão trafegando mais devagar pela cidade. Assim como os índices de acidentes, o de multas também vai diminuir ainda mais, porque as pessoas vão se educando”, frisa Adauto.

O secretário afirma ainda que a queda expressiva, tanto no número de acidentes como no número de autuações em relação à quantidade de tráfego, demonstra o caráter educativo dos controladores eletrônicos de velocidade.

A Semob alerta também que seguindo a Deliberação N° 186 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) não estão sendo expedidas notificações de autuação e de penalidade, enquanto perdurar a interrupção dos prazos para apresentação de defesa da autuação, recursos de multa, entre outros, mencionados na Deliberação Nº 185.

Portanto, assim que a Deliberação N° 185 for revogada, deverá ser providenciado o envio das notificações contendo a data da autuação, bem como a de término da apresentação de defesa da autuação. “Embora não sejam emitidas, as infrações são computadas normalmente. Tem pessoas que podem ser surpreendidas com mais de uma autuação, por isso é importante respeitar os limites de velocidade”, conclui Adauto.

Fonte: Secretaria de Comunicação