Nesta terça-feira (03/12), a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) promoveu a ‘Aula Magna’ do Programa Bombeiro na Escola aos alunos dos 4ºs anos da EM professora Vilma Alvarez Gonçalves, que visitaram o Posto de Bombeiros ‘São Sebastião’, com a presença da secretária, Marta Primo de Oliveira.

Durante a visita, os alunos puderam acompanhar a captura de um jacaré, ocorrida na manhã terça, em uma residência no Jardim Morada do Sol, que despertou a curiosidade dos alunos, quando muitos tiveram a oportunidade de ver um animal silvestre pela primeira vez.

A iniciativa faz parte das atividades do Programa Bombeiro na Escola, que em 2024 atendeu 1.934 alunos dos 4ºs anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Finalizando o ano letivo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem de perto os equipamentos e veículos utilizados pelo bombeiro nos atendimentos de ocorrências.

Na ocasião, os estudantes estavam acompanhados também pela responsável dos Projetos de Gerenciamento e Organização de Processos Educativos, Maria Cristiane Kempe. No local foram recebidos pelo instrutor, o Bombeiro Sargento PM, Fábio Luíz, e pelo instrutor, Bombeiro Américo, que no próximo ano serão responsáveis pelas atividades da parceria estabelecida.

 O programa acontece em parceria estabelecida entre o 14º Grupamento de Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente.

Na escola, as atividades foram ministradas pelo Sargento PM Fábio Luiz que esteve com os alunos durante dois meses. Durante as aulas, foram trabalhados os temas: funcionamento e acionamento dos serviços de emergência do Corpo de Bombeiros, propagação do fogo, formas de combater acidentes domésticos, primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e cidadania.

Também foram compartilhadas com os alunos todas as informações necessárias para que a criança saiba como agir em situação de perigo. O programa foi concluído com redações e desenhos sobre o conteúdo aprendido, além da visita ao Grupamento de Bombeiros para conhecerem de perto o trabalho realizado pela corporação.

O Programa Bombeiro na Escola ainda conta com apoio das escolas, dos alunos, das famílias e da comunidade.

Fonte: Secretaria de Comunicação