O prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva receberam na tarde desta quarta-feira (11/01), no gabinete do Paço, a diretora e o vice-diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) de Presidente Prudente, Cristina Maria Perissinotto Baron e Ricardo Pires de Paula. A reunião tratou sobre a retomada do convênio entre as instituições, cessado em 2001.

Conforme a diretora, o objetivo é firmar uma cooperação técnica, cientifica e cultural entre a universidade e o município, por meio de ações entre as secretarias municipais, com projetos voltados à promoção da saúde, esporte, educação, planejamento urbano, meio ambiente, cidades inteligentes, cultura e letramento científico.

“Queremos abrir as portas da Unesp à comunidade, levar as crianças para o espaço da universidade, que é pública, gratuita e com muitos espaços ricos em experiências e em conhecimentos”, comentou Baron.

De acordo com Izaque Silva, a Unesp detém uma expertise que pode ser aproveitada em diversas áreas. “Um projeto de saúde e qualidade de vida à terceira idade com auxílio dos alunos de Educação Física, por exemplo”, comentou.

O prefeito agradeceu a visita e a disponibilidade em colaborar com o desenvolvimento de Prudente e com a promoção de ações que contribuirão com a qualidade de vida dos munícipes.

Ed Thomas, que também é presidente da Unipontal, mencionou sobre estender a parceria aos todos os municípios que integram a Unipontal.

Ricardo Pires, que é vice-diretor da FCT/Unesp, citou a possibilidade da parceria também incluir o campus de Rosana, onde estão disponíveis os cursos de engenharia de energia e turismo.

Pista de atletismo

Na oportunidade, também foi tratada sobre a retomada das obras da pista de atletismo. Conforme a diretora, a retomada deve acontecer na última semana de janeiro.

FCT Unesp em números

Segundo os dados apresentados pela nova direção, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente possui 40 hectares, 56 edificações e 38.000 m² de construções, além de movimentar R$ 100 milhões por ano. A comunidade conta com 3.519 pessoas, 2.532 alunos de graduação, 674 alunos de pós-graduação, 156 docentes, 155 servidores e dois pesquisadores.

O campus conta com seis licenciaturas (educação física, física, geografia, matemática, pedagogia e química) e oito bacharelados (arquitetura e urbanismo, ciência da computação, educação física, engenharia ambiental, engenharia cartográfica e de agrimensura, estatística, fisioterapia e geografia).


 

Fonte: Secretaria de Comunicação