A Programação da Semana da Pessoa em Situação de Rua teve início nesta segunda (15/08), no Creas- Pop. As ações sociais e de saúde vão até sexta-feira (19). A abertura da programação contou com uma celebração em ação de graças, em seguida, foi servido café da manhã especial, para aproximadamente 50 pessoas assistidas pelo serviço.

O ato contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini, a presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues da Silva, equipes da SAS, além das autoridades religiosas presentes no ato ecumênico, o padre Rodrigo Gomes e o pastor Ismael, que deram a benção aos presentes.

A semana ocorre em alusão ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, em memória ao acontecimento conhecido como ‘Massacre da Sé’, em 2004,quando sete pessoas foram assassinadas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na Capital Paulista, como lembra a diretora da proteção social especial, Andreia da Silva Subtil.

As ações são voltadas às pessoas assistidas no Creas - Pop e no Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (SAPRU), antiga Casa de Passagem. O convite também é levado à população de rua através da equipe de abordagem, para que participem das ações.

Na terça-feira (16/08), das 9h às 13h, com o Dia da Saúde, no estacionamento do Creas- Centro Pop, testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C, aferição da pressão arterial e glicemia, vacinação contra covid-19, Influenza e tétano, agendamentos de consultas e preventivos, além de abordagem com equipe de saúde mental.

Na quarta-feira (17/08), haverá uma oficina de grafite com o professor Itamar Xavier, onde os assistidos farão pinturas em grafite do muro da entrada e na lateral do prédio.

Na quinta-feira (18/08), às 9h, haverá o Dia da Beleza, também no Centro Pop, com corte de cabelo gratuito. A ação é em parceria com o salão Hair Fit.

A programação encerra na sexta-feira (19), com um almoço das 11h às 16h, no Clube da Prudenco (antigo Ceab). Para levar os assistidos, às 11h, no Centro Pop haverá um ônibus, e entrega de camisetas elaboradas para o evento.

No local, haverá uma confraternização e também depoimentos de pessoas que superaram a situação de rua.

Serviço: Mais informações Centro Pop, na Rua Siqueira Campos, 1068. Telefone: (18) 3223-8273


Fonte: Secretaria de Comunicação